15 de julho de 2011

Última sessão: 1º ano Apadrinhado

Para finalizar o ano lectivo de 2010/2011, os alunos do 1ºB e 4ºB, fizeram questão de terminar em grande, com o projeto: “1º Ano Apadrinhado”.
Foi feita a articulação com os meninos de 5 anos do pré-escolar, das turmas nº 3 e 4 do jardim-de-infância do Castanheiro do Ouro.
A surpresa maior de todos os participantes no projeto, foi verificar que desta vez quem leu a história foram os afilhados aos padrinhos e não o contrário, como habitual.
Para os presentear, recitaram quadras, como sinal de gratidão e afecto sentido ao longo do ano.


Fomos apadrinhados
Gostamos da experiência
Hoje aqui estamos
Obrigado pela paciência

Fomos apreensivos
Com vergonha até
Fizemos amigos
Assim é que é!

Rimos e choramingamos
Reclamamos atenção
As nossas professoras
Davam-nos a explicação.

Contaste-nos histórias
Ouvimos entusiasmados
Lemos para ouvirdes
Somos todos premiados!

Já não somos Caloiros
Temos até, mais não
Dos vossos afilhados
Um grande Xi coração.
Ouçam agora
As nossas histórias
Somos o 1º B
Ficais nas nossas memórias...

6 de junho de 2011

Guião de pesquisa de informação- Big 6

No âmbito do projeto: Guião de pesquisa de informação- Big 6, promovido pela Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca em parceria com o Projecto “ Ensinar a Aprender com as TIC”, as turmas do 3º e 4º ano elaboraram diversos trabalhos temáticos. Numa primeira fase foi feita uma apresentação em PowerPoint, do referido guião.



Na sala de aula, foi escolhido um grande tema, seguidamente formaram-se grupos de trabalho. A partir do tema principal os vários grupos escolheram um subtema.



Na biblioteca, nas horas de TIC, foi feita uma intensa investigação, na Internet e em livros alusiva às várias temáticas. Os trabalhos foram crescendo de dia para dia numa dinâmica de interesse, participação e empenho.



Foi uma tarefa árdua mas recompensadora! Os PowerPoints ou dossiers temáticos falam por si e demonstram a dedicação de todos.
No decorrer de diversas semanas cada grupo apresentou aos restantes colegas os trabalhos realizados com muita informação e imagens.



Podemos concluir que o projecto foi realizado com êxito e todos os alunos gostaram muito de aprender pela descoberta.

Projetos “Já Sei Ler/ Leitura a par”

Com os Projetos Já sei ler e Leitura a par, O Plano Nacional de Leitura (PNL) tem como missão aumentar as capacidades de leitura dos portugueses e incentivar a leitura em família.

A Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca, tem sido bastante solicitada, pelos alunos do pré – escolar e 1º Ciclo para a requisição domiciliária.

A escolha de livros adequados á camada etária e ao nível de escolaridade, tem sido uma preocupação dos professores/ educadoras e da equipa da BE.
Presentemente estão a circular pelas turmas muitos livros de literatura e histórias tradicionais. As crianças têm manifestado bastante interesse.
A troca dos livros tem sido feita quase diariamente, porque a adesão aos projetos foi de 100%.
Os livros têm circulado da escola/jardim-de-infância para a sala de aula e desta para casa.
Também tem sido feita esta leitura no espaço da Biblioteca, com algumas situações específicas.



“O Cantinho da Paz”

Foi criado recentemente na Biblioteca do Centro Escolar um espaço denominado: “O Cantinho da Paz”,
integrado no projecto «Mediação de conflitos».
Este cantinho está decorado de forma a apelar à paz, ao bom comportamento e às regras sociais.
A imagem é a forma mais chamativa para quem diariamente frequenta ou visita este local.
As crianças têm apreciado este cantinho com um ar calmo e bastante sereno.
Este espaço para além de motivar e fomentar um ambiente de conforto, servirá, caso seja necessário, á mediação de algum conflito específico.





19 de maio de 2011

PROGRAMA BIBLIOBASE

A Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca tem tentado prestar todos os serviços, da melhor forma possível.


Foi instalado, recentemente, o programa bibliobase e já se deu início à catalogação informática dos livros. Pretendemos, assim, futuramente, servir toda a comunidade escolar através das novas tecnologias, pondo ao vosso dispor o Catálogo Online.





18 de maio de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

A Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca, em articulação com o Projecto TIC, comemorou o “Dia Internacional do Livro Infantil”.

No auditório e na biblioteca da escola, foram visualizadas, por todas as turmas, diversas histórias inéditas, elaboradas no 1º período, na componente “Ensinar a Aprender com as TIC”, tais como: o grilo verde, os três porquinhos, a carochinha, o castanheiro e os ouriços e uma aventura secreta.

Os contos tradicionais existentes na biblioteca serviram como mote de partida, na sala de aula, com a respectiva leitura, para a elaboração de diversos ficheiros em PowerPoint com cor, movimento e som.



"Semana da leitura"




No âmbito da Semana da Leitura que decorreu de 21 a 25 de Março, a Biblioteca do Centro Escolar articulou com a equipa do Plano Nacional de Leitura.

O mote escolhido, por toda a equipa foi LER+Verde e LER+ é Mais Vida.

Durante os intervalos da manhã e da tarde, foram contados, visualizados e explorados, diversos contos integrados na temática do Ano Internacional das Florestas. A Biblioteca também foi solicitada por alguns docentes, nas horas da componente letiva e apoio, para dar continuidade à respectiva atividade, visto a temática ser apelativa.


No dia 22 de Março, no intervalo da manhã, tivemos o prazer de receber as colegas da Biblioteca Municipal de Tarouca, que fizeram questão de presentear as nossas crianças, com a história «A Menina Gotinha de Água» de Papiniano Carlos, temática alusiva ao Dia Mundial da Água.

Durante as horas letivas, diversas turmas visitaram a BE, para ouvir o conto «A Valéria e a Vida» de Sidónio Muralha, em PowerPoint, cedido pela professora titular, Augusta Marques.



«A Árvore dos Pássaros» de Luísa Ducla Soares e os contos de António Torrado «A Rainha da Floresta», «Da Erva à Árvore», «São Flores» foram outros contos dinamizados, na Biblioteca.







Pela equipa da BE - Centro Escolar



Ainda na Semana da Leitura, no âmbito do projeto: " Guião de Pesquisa de Informação - BIG 6, promovido pela Biblioteca do Centro Escolar e, em parceria com o Projeto “Ensinar a aprender com as TIC", a Turma do 4ºE trabalhou a história «A Maior Flor do Mundo», de José Saramago, cujo trabalho final foi a elaboração de 4 apresentações em PowerPoint: a Biografia do autor, as suas obras, álbum de fotografias da sua vida e o resumo das etapas da história relacionadas com o ambiente. Este trabalho foi visualizado por todas as turmas do 4º ano.


A mensagem foi bem recebida, «Vamos preservar a natureza. É através deste gesto que depende o futuro de todos nós…»























































17 de maio de 2011

1º ano apadrinhado

No âmbito do projecto «1º ano apadrinhados», dinamizado pela biblioteca do Centro Escolar de Tarouca, foi desenvolvido um intercâmbio entre a nossa turma e o 4ºE.
Os objectivos deste projecto são: a criação de hábitos de leitura assim como laços de amizade entre nós e os colegas.
Em dias previamente estipulados pelos nossos professores é feita a leitura de uma história pelos nossos padrinhos na biblioteca.
Nós gostamos imenso das histórias que nos são lidas. Durante a leitura até já conseguimos reconhecer letras e palavras que aprendemos na nossa sala de aula e quando aparece algum termo desconhecido perguntamos o seu significado.
O nosso entusiasmo com o desenvolvimento deste projecto tem sido crescente e a nossa relação de amizade tem vindo a aumentar pois brincamos muitas com os nossos padrinhos no recreio.
Em conclusão, encontramo-nos bastante motivados, queremos continuar com esta actividade até ao final do ano e iremos propor que, no término do ano lectivo, sejamos nós a ler uma história aos nossos padrinhos.
Alunos do 1ºA




9 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA

SEMANA DA LEITURA
EA Semana da Leitura 2011 realizar-se-á, na nossa Escola, nos dias compreendidos entre 01 e 08 de Abril, última semana que antecede o período de férias.
Proposta do PNL para a 5ª Edição da Semana da Leitura: “A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura que pretende dinamizar as escolas para que se estimulem dinâmicas que evidenciem, (…) ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.
A dinamização da Semana da Leitura centrar-se-á na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA, conjugando-se, deste modo, com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e com a preocupação crescente das nossas entidades públicas e privadas com o ambiente e a sustentabilidade.”
Nesse âmbito, a Biblioteca está a programar actividades em articulação com professores/turmas/alunos e restante comunidade educativa a fim de corresponderem aos objectivos traçados pelo PNL. O nosso mote, de entre os solicitados pela referida entidade, será “Ler + Verde”.
• Assim, começaremos com um momento culminante da semana, com a vinda de uma escritora “Conversando Com Madalena Santos” a realizar no dia 01 de Abril.
temos:
• LER + Autores: Vinda da Escritora Madalena Santos;
• Ler + Ambiente: Leitura dramatizada do Conto “Valéria e a Vida”;
• Ler + Cinema : Filme do livro lido no CNL, “O Rapaz do Pijama às Riscas” e Ler + Planeta Terra: “Uma Verdade Inconveniente” – de Al Gore;
• Ler +Família: Vinda de familiares de alunos – leitura de um conto e relato de testemunhos pessoais, relativos à leitura no seu tempo.
• E ainda… Ler + CNL– Concurso realizado na Biblioteca Aquilino Ribeiro - Moimenta da Beira, pelos nossos alunos apurados à fase distrital.
A nossa Biblioteca vai ser decorada com temáticas relacionadas com o mote “Ler + Verde” numa forma de apelo à defesa ambiental.
Tudo isto, inserido no contexto da Feira do Livro, patente na nossa Biblioteca, ao longo de toda a semana, não faltando a “Banca de Madalena Santos”.
Tudo… para aliar o prazer da leitura à valorização do planeta em que vivemos!
A Equipa da BE

SEMANA DA LEITURA 2011 - Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos - De 01 A 08 DE ABRIL




“Ler + Verde”

      Proposta do PNL para a 5ª Edição da Semana da Leitura: “pretendeu dinamizar as escolas (…) de forma a estimular dinâmicas e ambientes em que a leitura e os livros estivessem presentes nestas e nas comunidades em que elas se inserem.

      A dinamização da Semana da Leitura centrou-se, assim, na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA, conjugando-se, deste modo, com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e com a preocupação crescente das nossas entidades públicas e privadas com o ambiente e a sustentabilidade.”
      Nesse âmbito, a Biblioteca programou actividades em articulação com professores/turmas/alunos e restante comunidade educativa a fim de corresponderem aos objectivos traçados pelo PNL. O mote escolhido pela equipa da Biblioteca, de entre os solicitados pela referida entidade, foi “Ler + Verde”.
      Começámos com um momento culminante da semana, com a vinda de uma escritora “Conversando Com Madalena Santos” no dia 01 de Abril.
      Assim, tivemos a seguinte programação:
• LER + Autores: Vinda da Escritora Madalena Santos;
• Ler + Ambiente: Leitura dramatizada do Conto “Valéria e a Vida”;
• Ler + Cinema : Filme do livro lido no CNL, “O Rapaz do Pijama às Riscas” e Ler + Planeta Terra: “Uma Verdade Inconveniente” – de Al Gore;
• Ler +Família: Vinda de familiares de alunos – leitura de um conto e relato de testemunhos pessoais, relativos à leitura no seu tempo.
• E ainda… Ler + CNL– Concurso realizado na Biblioteca Aquilino Ribeiro - Moimenta da Beira, pelos nossos alunos apurados à fase distrital.
      A nossa Biblioteca foi decorada com temáticas relacionadas com o mote “Ler + Verde” numa forma de apelo à defesa ambiental.
Tudo isto, inserido no contexto da Feira do Livro, patente na nossa Biblioteca, ao longo de toda a semana, não faltando a “Banca de Madalena Santos”.

      Como o nosso mote escolhido foi “Ler + Verde”, direccionamos as nossas actividades em torno de temáticas que urgem ser abordadas e que fazem parte das nossas preocupações a nível ambiental, nos dias de hoje.
      Assim, para a manutenção de um ambiente sustentável na Terra, demos enfoque à preservação das florestas, dos recursos naturais, incentivando iniciativas de promoção de uma maior responsabilidade ambiental. Pretendemos sensibilizar para os efeitos da poluição, do consumo, dos reduzidos recursos energéticos e necessidade de adopção de energias alternativas para um futuro saudável.
      E, como a leitura, é fonte de saber, foi aliada ao grande mote da nossa semana, “Ler + Verde”, numa acção de complementaridade e de transversalidade com áreas curriculares passíveis de interacção.
Entre outras actividades, destacou-se o visionamento do filme “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore, o qual, para a manutenção de um ambiente sustentável, deu enfoque para a preservação das florestas, dos recursos naturais, incentivando iniciativas de promoção de uma maior responsabilidade ambiental, que começa por todos nós.

      Os alunos do 5º D, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, leram, de forma dramatizada, a história “Valéria e a Vida”, direccionada para os restantes alunos do 5º ano. Foi uma actividade que evidenciou um grande empenho resultando num momento único de leitura, bem realizada, com muita expressão e gosto de realização. Aqui, também fomos presenteados com uma dança realizada por um grupo de alunas do 7º A, que, de forma voluntária, apresentaram uma coreografia baseada na música de Michael Jackson, “Earth Song”.

      Paralelamente, foi projectado o filme “O Rapaz do Pijama às Riscas”, dando continuidade à leitura seleccionada para o Concurso Nacional de Leitura, na nossa Escola, realizada pelos alunos candidatos ao mesmo.
       Também se destacou a vinda da jovem escritora Madalena Santos, que nos trouxe a vontade e dinamismo que a impeliu (desde os 15 anos) e impele a escrever, memo na fase final do seu curso universitário - um testemunho rico de incentivo e encorajamento à escrita, o qual também pode começar em cada um de nós.

      De forma igual, também salientamos a vinda de familiares de alunos, cuja participação foi muito enriquecedora, podendo originar mais e melhores leitores. Tivemos o gosto de apreciar a leitura de um conto digital protagonizado pela Sra. D. Sandra Gouveia, mãe da aluna Liane Gouveia do 7º ano e a leitura de um conto pela Sra. Professora Otelinda, avó dos alunos João e Ricardo Braga do 8º ano.

      A decoração da Biblioteca “Ler + Verde” constou de uma paisagem dicotómica “Ambiente saudável v Ambiente poluído” no placard da BE, sendo realizada pelos alunos do Curso CEF de Jardinagem, que, no desenvolvimento da temática abordada, elaboraram o fundo da paisagem natural e saudável, bem como o mesmo, de forma poluída. Esta articulação evidenciou um forte envolvimento dos alunos na actividade e sensibilização para a mesma. Foram utilizados materiais de desperdício, sendo reutilizados na decoração de toda a Biblioteca e espaços adjacentes. Também colaboraram a professora Isabel Olívia, a técnica da Biblioteca, Sandra Gouveia, o funcionário da mesma, Benjamim Moura, a aluna Adriana Guedes e assistentes operacionais. E ainda, para um maior enriquecimento da exposição, contámos com os trabalhos realizados no dia da Floresta, pelos alunos do 11º C do Curso Profissional - árvores com mensagens alusivas ao tema.
Tudo… para aliar o prazer da leitura à valorização do planeta em que vivemos!
A equipa da BE

7 de abril de 2011

Pequenos Grandes Contadores de Histórias



Na sequência do convite efectuado pela Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca, pelo aluno, Ricardo Sarmento Gonçalves, como tia e madrinha do mesmo, no âmbito do projecto “Pequenos Grandes Contadores de Histórias”, desloquei-me ao Centro Escolar, no dia 6 de Abril do corrente ano.

Dirigi-me à sala do 1ºB, onde se encontravam os 19 alunos com a Professora Ester e daí, fomos para a Biblioteca. Fomos recebidos pela Professora Polete, sendo ela a dinamizadora deste projecto.

Comecei por propor uma actividade de apresentação de todos os intervenientes. De seguida, para concretizar a actividade que me foi proposta, recorri às Enciclopédias “Era uma vez um Homem”. Com o objectivo de fazer um breve percurso da vida do Homem, desde os antepassados aos dias de hoje.

Ao longo da sessão, os alunos aderiram, de forma muito positiva, havendo interacção, diálogo e manifestando interesse e curiosidade.

É de salientar a importância deste tipo de iniciativas, que se revelam muito enriquecedoras para ambas as partes.


Manuela Ferreira



4 de abril de 2011

“O Conto Vai ao Lar da Santa Casa da Misericórdia”

No âmbito do projecto “O Conto Vai…”, “O Conto Vai ao Lar”, os alunos da turma B do 5º ano pretenderam presentear a camada mais idosa da Santa Casa da Misericórdia, com a leitura e dramatização de um conto em texto dramático “Frei João Sem Cuidados”. Tal actividade aconteceu na tarde de Terça-feira, dia 22 de Fevereiro. Os idosos estavam ansiosos à nossa espera, bem como os meninos do Jardim de Infância da mesma Instituição, que também quiseram assistir. Só pelos olhares de felicidade do nosso público, sentimos que valeu a pena esta iniciativa. Foi gratificante! Além disso, estão de parabéns os alunos referidos que conseguiram, dentro do “amadorismo” que são, e do espírito de generosidade e voluntariado que os impeliu a esforçar-se, conseguiram envolver-se por inteiro e desempenhar o seu papel com competência, demonstrando brio no que fizeram. Foram verdadeiros actores, na forma dialogada que imprimiram ao texto dramático. Resultou muito bem e esperamos repetir a iniciativa, aproximando duas gerações que parecem tão afastadas e, ao mesmo tempo, tão próximas, reflectindo-se neste sentimento de partilha e de alegria mútua. A equipa da BE

Concurso: "Quem Conta um Conto Acrescenta um Ponto"

No âmbito do Concurso promovido pelo jornal Sol em articulação com o PNL "Quem conta um Conto Acrescenta um Ponto" direccionado aos alunos do 2º ciclo, a nossa biblioteca e os professores de Língua Portuguesa aderiram à participação no mesmo, de forma entusiástica. Tal como o regulamento contemplava, a escola tinha de seleccionar apenas um conto para enviar para o Plano Nacional de Leitura. Assim, e cumprindo os requisitos constantes do mesmo regulamento, foi seleccionado o conto “O Sonho de Teodoro ”escrito pela aluna nº7, da turma A, do sexto ano, Carolina Trindade. Estão de parabéns os alunos que participaram e que, através da sua leitura e imaginação conseguiram prendar-nos com histórias que nos levam a sonhar no mundo da fantasia!

Este conto é um exemplo:

O Sonho de Teodoro

(…) Ditas estas palavras, Teodoro sente-se aliviado, descobriu uma coisa muito importante para o equilíbrio do mundo. Manteve a sua riqueza consigo próprio, pois não se conseguia livrar dela, pedindo todas as noites a Nossa Senhora das Dores para que ressuscitasse o Mandarim e para que lhe restituísse a paz da miséria. Contudo, Teodoro foi perdendo esperanças de o Mandarim voltar. Mas, de repente, lembrou-se de uma coisa que o preocupava já há algum tempo: aquele homem sempre vestido de preto desapareceu, desde aquele dia em que tinha regressado de Lisboa “será que ele poderá ser o Demónio?”, “o que lhe terá acontecido?”. Com esta dúvida, surgiu silêncio em casa dele. Teodoro foi deitar-se com uma preocupação do tamanho do mundo inteiro. Na manhã seguinte, Teodoro acordou sobressaltado, pois tinha tido um pesadelo essa noite: sonhou com o homem de preto a transformar-se em Demónio e tentar matar o Mandarim que tinha fugido para o coração de Teodoro. Teodoro ficou com má impressão acerca deste sonho que parecia mais uma visão, mas, pelo contrário sentiu paz na alma e foi aí que percebeu que o sonho foi real. Quando Teodoro se vestiu e tomou o pequeno-almoço, saiu à rua e reparou que a sombra dele não tinha a mesma forma que ele. Era o Mandarim que habitava nele. Durante a tarde, Teodoro foi tentando saber tudo sobre aquele homem, descobriu onde ele morava antes e foi a essa casa que agora estava desabitada. Nessa casa, encontrou muitas fotografias do Mandarim e um diário secreto numa das gavetas. Teodoro sorriu contente com as descobertas que fez. Lendo esse diário, reparou que não era bem um diário, era mais parecido com um rascunho de um plano que dizia: “Matar o Mandarim para que o equilíbrio se descaia e seja mais fácil dominar o mundo fazendo um reinado de terror”. Visto isso, Teodoro voltou para casa para meditar e consultar o Mandarim levando consigo o dito diário. Em casa, enquanto meditava, ouviu uma voz que lhe pareceu familiar, era o Mandarim que lhe dizia para pegar no diário e ler as últimas páginas. Nessas páginas dizia como matar o Demónio. A seguir o Mandarim deu-lhe uma última ordem: Teodoro tinha que ir a uma gruta perto da fronteira da China, era aí que estava o Demónio. Seguindo as regras do Mandarim, Teodoro dirigiu-se à gruta, mas antes tinha que se preparar e, por isso ia obedecendo às instruções de como se matar o Demónio. No início da gruta, estavam duas gárgulas em pedra, foi aí que Teodoro se sentiu cada vez mais fraco. Quando ele pôs o primeiro pé dentro da gruta, uma série de tochas acenderam-se do nada, foi como se por magia, todo o seu equipamento estivesse à mão e Teodoro avançou. De repente ouviu uma voz muito grave, era o Demónio que planeava a morte da alma do Mandarim. Teodoro não aguentou mais a raiva que estava dentro de si, pegou na espada com água e, sem fazer barulho aproximou-se do Demónio que estava virado de costas para si. Um grito de dor inundou a gruta, finalmente o Demónio estava morto. O Mandarim pôde sair de dentro de Teodoro e disse-lhe que o seu comportamento merecia ser recompensado. O Mandarim ressuscitou, o Teodoro livrou-se das suas incalculáveis riquezas e restituiu a paz à miséria. Teodoro nunca se tinha sentido mais feliz na vida, pôde finalmente voltar a ser como era dantes e o Mandarim voltou ao seu cargo de equilíbrio.


Carolina Trindade 6º A nº7