9 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011 - Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos - De 01 A 08 DE ABRIL




“Ler + Verde”

      Proposta do PNL para a 5ª Edição da Semana da Leitura: “pretendeu dinamizar as escolas (…) de forma a estimular dinâmicas e ambientes em que a leitura e os livros estivessem presentes nestas e nas comunidades em que elas se inserem.

      A dinamização da Semana da Leitura centrou-se, assim, na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA, conjugando-se, deste modo, com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e com a preocupação crescente das nossas entidades públicas e privadas com o ambiente e a sustentabilidade.”
      Nesse âmbito, a Biblioteca programou actividades em articulação com professores/turmas/alunos e restante comunidade educativa a fim de corresponderem aos objectivos traçados pelo PNL. O mote escolhido pela equipa da Biblioteca, de entre os solicitados pela referida entidade, foi “Ler + Verde”.
      Começámos com um momento culminante da semana, com a vinda de uma escritora “Conversando Com Madalena Santos” no dia 01 de Abril.
      Assim, tivemos a seguinte programação:
• LER + Autores: Vinda da Escritora Madalena Santos;
• Ler + Ambiente: Leitura dramatizada do Conto “Valéria e a Vida”;
• Ler + Cinema : Filme do livro lido no CNL, “O Rapaz do Pijama às Riscas” e Ler + Planeta Terra: “Uma Verdade Inconveniente” – de Al Gore;
• Ler +Família: Vinda de familiares de alunos – leitura de um conto e relato de testemunhos pessoais, relativos à leitura no seu tempo.
• E ainda… Ler + CNL– Concurso realizado na Biblioteca Aquilino Ribeiro - Moimenta da Beira, pelos nossos alunos apurados à fase distrital.
      A nossa Biblioteca foi decorada com temáticas relacionadas com o mote “Ler + Verde” numa forma de apelo à defesa ambiental.
Tudo isto, inserido no contexto da Feira do Livro, patente na nossa Biblioteca, ao longo de toda a semana, não faltando a “Banca de Madalena Santos”.

      Como o nosso mote escolhido foi “Ler + Verde”, direccionamos as nossas actividades em torno de temáticas que urgem ser abordadas e que fazem parte das nossas preocupações a nível ambiental, nos dias de hoje.
      Assim, para a manutenção de um ambiente sustentável na Terra, demos enfoque à preservação das florestas, dos recursos naturais, incentivando iniciativas de promoção de uma maior responsabilidade ambiental. Pretendemos sensibilizar para os efeitos da poluição, do consumo, dos reduzidos recursos energéticos e necessidade de adopção de energias alternativas para um futuro saudável.
      E, como a leitura, é fonte de saber, foi aliada ao grande mote da nossa semana, “Ler + Verde”, numa acção de complementaridade e de transversalidade com áreas curriculares passíveis de interacção.
Entre outras actividades, destacou-se o visionamento do filme “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore, o qual, para a manutenção de um ambiente sustentável, deu enfoque para a preservação das florestas, dos recursos naturais, incentivando iniciativas de promoção de uma maior responsabilidade ambiental, que começa por todos nós.

      Os alunos do 5º D, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, leram, de forma dramatizada, a história “Valéria e a Vida”, direccionada para os restantes alunos do 5º ano. Foi uma actividade que evidenciou um grande empenho resultando num momento único de leitura, bem realizada, com muita expressão e gosto de realização. Aqui, também fomos presenteados com uma dança realizada por um grupo de alunas do 7º A, que, de forma voluntária, apresentaram uma coreografia baseada na música de Michael Jackson, “Earth Song”.

      Paralelamente, foi projectado o filme “O Rapaz do Pijama às Riscas”, dando continuidade à leitura seleccionada para o Concurso Nacional de Leitura, na nossa Escola, realizada pelos alunos candidatos ao mesmo.
       Também se destacou a vinda da jovem escritora Madalena Santos, que nos trouxe a vontade e dinamismo que a impeliu (desde os 15 anos) e impele a escrever, memo na fase final do seu curso universitário - um testemunho rico de incentivo e encorajamento à escrita, o qual também pode começar em cada um de nós.

      De forma igual, também salientamos a vinda de familiares de alunos, cuja participação foi muito enriquecedora, podendo originar mais e melhores leitores. Tivemos o gosto de apreciar a leitura de um conto digital protagonizado pela Sra. D. Sandra Gouveia, mãe da aluna Liane Gouveia do 7º ano e a leitura de um conto pela Sra. Professora Otelinda, avó dos alunos João e Ricardo Braga do 8º ano.

      A decoração da Biblioteca “Ler + Verde” constou de uma paisagem dicotómica “Ambiente saudável v Ambiente poluído” no placard da BE, sendo realizada pelos alunos do Curso CEF de Jardinagem, que, no desenvolvimento da temática abordada, elaboraram o fundo da paisagem natural e saudável, bem como o mesmo, de forma poluída. Esta articulação evidenciou um forte envolvimento dos alunos na actividade e sensibilização para a mesma. Foram utilizados materiais de desperdício, sendo reutilizados na decoração de toda a Biblioteca e espaços adjacentes. Também colaboraram a professora Isabel Olívia, a técnica da Biblioteca, Sandra Gouveia, o funcionário da mesma, Benjamim Moura, a aluna Adriana Guedes e assistentes operacionais. E ainda, para um maior enriquecimento da exposição, contámos com os trabalhos realizados no dia da Floresta, pelos alunos do 11º C do Curso Profissional - árvores com mensagens alusivas ao tema.
Tudo… para aliar o prazer da leitura à valorização do planeta em que vivemos!
A equipa da BE

0 comentários:

Enviar um comentário