21 de fevereiro de 2013

"Uma Chave para o Passado, Presente e Futuro"


Exposição temática: BIBLIOTECAS ESCOLARES: UMA CHAVE PARA O PASSADO, PRESENTE E FUTURO“História do Livro”- Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

Nas Bibliotecas do Centro Escolar e da Escola Sede, a equipa procurou dar enfoque àquilo que constitui a alma, a razão de ser, o valor de uma Biblioteca: o LIVRO/LEITURA/LER.

Bancada Temática
22 de outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


O Meu Livro
Cartão Individual do Aluno
Visita Guiada
 
E… subordinada ao tema “BIBLIOTECAS ESCOLARES -UMA CHAVE PARA O PASSADO, PRESENTE E FUTURO”; a equipa pretendeu efetuar um percurso muito importante da história do livro, desde a invenção da escrita até à materialização do livro em papel e, em termos de presente e projeção do futuro, o livro digital associado às diversas formas de comunicação existentes e que se vislumbram, num futuro muito próximo.

Na concretização deste projeto, foram realizadas, relacionadas com o tema, atividades de promoção e valorização da BE e do seu valor , enquanto inserida num contexto educativo: na BE CE, a leitura das histórias “O Livro Ativo” de Conceição Areia; “De onde vem o livro” e “A menina que Detestava Livros” de Manjusha Pawagi. Também foi apresentado um pequeno vídeo “Como se faz um Livro”, seguido de uma Visita guiada à exposição temática da bancada de livros. Aqui, os alunos e professores visionaram um livro gigante explicativo “O meu livro” de Rui Reisinho e “O soldado João” de Luísa Ducla Soares. Visionaram a história “O meu livro de Rui Reisinho” que lhes foi contada em PowerPoint. Aprenderam e cantaram a música “Ir à Escola”, visualizando também um pequeno vídeo “Lições do livro”. Criação e introdução do “Cartão Individual do Aluno”. Os alunos e professores titulares de turma, professores das AEC e das necessidades Especiais revelaram interesse e gosto pelas atividades, e os alunos apreciaram especialmente a elaboração/identificação do cartão, refletindo-se numa maior“seriedade” e postura responsável, na utilização da BE e dos seus recursos. Entusiasmaram-se também com o visionamento do slide show passado durante os intervalos, na BE, apresentando as atividades já realizadas neste ano - (adesão de toda a comunidade educativa).

Na BE Sede, num ambiente de Exposição temática na Biblioteca “História do LIVRO”, foram dados a conhecer, a toda a comunidade escolar, livros antigos (religiosos, missais em latim, livros de pedagogia e romances) gravuras e artefactos antigos relativos à leitura nos seus primórdios, (candeias, tinteiros, canetas, cadernos de notas e uma grande chave colocada no centro da exposição). Tudo isto contextualizado numa grande pintura a carvão, retratando a PONTE de UCANHA com a sua TORRE DE MENAGEM (Centro importante de Passagem, da época). Esta exposição enfatizava a grandeCHAVE que nos remete ao passado , que nos introduz a época presente e nos faz antever o futuro da era tecnológica e digital. Seguiu-se a apresentação de um PowerPoint “Que Bom É Escrever para Poder Ler” - “História do Livro”, desde o início da escrita até à invenção do livro em papel e em formato digital, numa projeção do Futuro. Os alunos, diretores de turma, professores de Língua Portuguesa de Educação Especial revelaram interesse e apreciação pela projeção do PowerPoint “A História do Livro”, suscitando curiosidade e gosto de saber, a julgar pelo envolvimento e participação que revelaram.

Paralelamente, ainda na exposição, foi visualizado um cartaz (Livro gigante) integrando as diferentes partes que compoem um livro, em todos os aspetos da sua estrutura, a fim do seu conhecimento e mais fácil escolha. Foi lido e apresentado o conto "O Livro Ativo" a todas as turmas que participantes nas atividades.

Promovemos a articulação com as áreas curriculares disciplinares de HGP/EV); a colaboração da professora da equipa, de EV, que pintou, com os alunos, a ponte de Ucanha –Tarouca, a qual serviu de “Passagem” do Passado – Presente – Futuro – na“História do Livro”.

Aderiram turmas dos 2º e 3º Ciclos, Curso Técnico Profissional de Apoio à Infância e alunos de Educação Especial, numa articulação com a BE, a nível de saberes, competências e enriquecimento cultural para todos nós.

A equipa da BE

 

Semana da Sopa



Importância da sopa na nossa alimentação diária
 Projeto de promoção da Educação para a Saúde

 Durante a semana de 15-10-12 a 19-10-12 decorreu na BE do Centro Escolar um projeto intitulado “SEMANA DA SOPA”.

      A equipa da Unidade do Centro de Saúde apresentou-nos o seu projeto de alimentação. Nós, Biblioteca Escolar, quisemos unir-nos nesse projeto, trabalhando em parceria, num objetivo comum: sensibilizar a população escolar para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Assim, nasceu, na Biblioteca, uma estratégia de articulação, promovendo a importância da sopa “SEMANA DA SOPA”.

Ao longo da semana esteve patente, na BE, uma "Banca de livros" alusivos à temática “alimentação”. As crianças do Jardim de infância do Centro Escolar de Tarouca, elaboraram as ementas diárias da sopa que iriam comer na cantina, as quais foram afixadas no placar do átrio para que todos pudessem visualizar.
      
 Foi apresentado o Conto Tradicional “O Caldo de Pedra” de Teófilo Braga, (em PowerPoint), para todas as turmas (incluindo no Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro e alunos com Necessidades Educativas Especiais); Para os alunos do Pré-Escolar, e Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro, foram visionados, na BE do Centro Escolar, a história “A Sopa Verde” e o vídeo-clip “Come a Sopa, Vá Lá” do Avô Cantigas. 
Depois de explicado e explorado o PowerPoint “O Caldo de Pedra” a todos os participantes, alguns grupos também aprenderam a canção do avô cantigas “Come a sopa vá lá”.
As turmas do 1º ciclo presentearam a BE com provérbios alusivos à temática e trabalhos sobre o caldo de pedra, após explorados na sala de aula.
Aos meninos do Jardim de Infância do Centro Escolar de Tarouca e Pólo do Castanheiro do Ouro, foi entregue um pequeno livro elaborado pela equipa da BE “Come a Sopa Marta” de Marta Torrão. A mesma história foi lida a alguns alunos, durante os intervalos da manhã, pela equipa da BE. 


Também foi apresentada a história, em PowerPoint, “A Sopa de Pedra” aos alunos de Educação Especial, no âmbito do projeto “Ler Com Todos” na BE da Escola Sede; paralelamente, foi feita a sua leitura em grupo, de provérbios relacionados com o tema  e realizado um trabalho coletivo, com os mesmos.

Assim, foi explicada, de uma forma simpática e lúdica, a importância da sopa na alimentação diária da criança/jovem, conhecendo os nutrientes que a integram, necessários a uma alimentação saudável.
     
A adesão foi muita e bastante gratificante!
 
Estão todos de parabéns pelo entusiasmo e impacto que este projeto teve em toda a comunidade educativa!

26 de janeiro de 2013

Jornal “CRESCER”


Construção do
“Jornal Crescer” no Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro.
 
Sua montagem, em formato “Jornal de Parede”.

     Surgiu o Jornal com nova apresentação na Escola Sede e no Centro Escolar com um placares atrativos.

     A sua localização foi escolhida, num espaço mais visível, por toda a comunidade educativa, incluindo Encarregados de Educação.

     E… foi construído no Pólo do Castanheiro do Ouro, na sua entrada principal, de forma visível e apelativa, convidando os que lá entram a lê-lo e apreciar os trabalhos das crianças.

     Assim, tem-se verificada uma maior utilização, por parte dos professores/turmas/alunos, com os seus trabalhos, divulgação e artigos de sensibilização direcionados ao público em geral.

Centro Escolar de Tarouca
Pólo do Castanheiro do Ouro
     A equipa da Biblioteca tem, através da sua divulgação, incentivo à participação dos alunos/turmas, no seu enriquecimento.

“À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA"

Visita Guiada
     
     A fim de uma orientação, no sentido de uniformização de procedimentos e normas de conduta a adotar na Biblioteca Escolar, a sua equipa promoveu uma atividade de conhecimento da estrutura e organização da BE, os serviços e os recursos físicos lá existentes.
     Todos os alunos do 1º Ano e dos Jardins de Infância do Centro Escolar e do Castanheiro do Ouro e ainda, algumas turmas dos restantes anos, vieram conhecer a nossa Biblioteca Escolar Professor Doutor Vasco Teixeira, numa VISITA GUIADA com os seus Professores Titulares e Educadoras de Infância.
     Começaram por fazer a visita à Biblioteca, conhecendo a organização dos seus espaços funcionais e do seu fundo documental, em ordem à sua melhor utilização e rentabilização.
      Foi-lhes apresentado um PowerPoint explicitando os procedimentos e regras, num ambiente alegre e dinâmico, com o visionamento de um filme “O Meu Livro”- para o 1º Ciclo e “Ler e Reler” para o Pré- Escolar.
     Foi muito importante o primeiro contacto das crianças do Castanheiro do Ouro com a Biblioteca Escolar, imprimindo aquele valor que o seu espaço revela, pela quantidade de livros à sua disposição, mas aos quais, nem sempre podem aceder. Para colmatar essa situação, a equipa efetuou a entrega de malas com livros “A Mala dos Livros de Ouro”, a qual vai sendo renovada mensalmente.
... E foi gratificante ver o entusiasmo das crianças, perante um espaço desconhecido, mas aliciante para elas, não parando de o explorar e aos seus materiais, momentos que se tornaram exíguos, pois havia TANTO PARA DESCOBRIR!
E... foi assim, que pretendemos efetuar a divulgação da Biblioteca e da leitura como forma de PRAZER, de CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM.

Aconteceu no Dia da Receção dos Novos Alunos na Nossa Escola


     A fim de facilitar a integração dos alunos no novo espaço “Biblioteca Escolar” e contribuir para a sua valorização, a equipa da BE dinamizou uma receção aos alunos novos do Pré-Escolar, 1º e 5º anos, Diretores de Turma, Professores Titulares de Turma, Educadoras e pais/Encarregados de Educação, "ENTRA! É A TUA BIBLIOTECA!", através da apresentação do seu espaço, promovendo a sua utilização e frequência.
     Assim, nas Bibliotecas do nosso Agrupamento, estava uma exposição "SEJAM BEM-VINDOS" para receber os NOVOS ALUNOS! Também com uma “Banca de livros”, pretendemos apresentar sugestões de leitura a toda a comunidade educativa. Paralelamente, foi apresentado um PowerPoint na BE da Escola Sede, aos alunos, Diretores de Turma e Pais/EE, “Todos Podemos Ler em família”, realçando o seu papel como participante ativo na criação de gosto e hábitos de leitura dos seus educandos, promovendo a sua importância como fonte de saber e prazer, uma cultura de enriquecimento recíproco.
     Na BE do Centro escolar, foi apresentado e explorado um conto em PowerPoint “A Aventura dos Lápis de Cor”, por uma professora e um poema, por uma aluna do 4º ano. um poema alusivo ao regresso às aulas (por uma aluna do 4º ano).      
      Os EE mostraram-se receptivos e motivados para a leitura, expressando, com agrado, a possibilidade de requisitarem livros na BE.
     Verificou-se a adesão de todos os Prof. Titulares do 1º ano e DT do 5º ano, bem como de todas as turmas do Pré-Escolar e Encarregados de Educação, numa articulação de objetivos comuns.
     No final, foi entregue aos EE/pais, um Boletim Informativo, no qual lhes foi feito um apelo, no sentido de acompanhamento dos seus educandos em momentos de leitura partilhada.          
     Deste modo, a Biblioteca pretende contribuir para a promoção de uma Escola Aberta, nomeadamente à Família, motivando-a para a leitura e utilização da BE, valorizando o seu espaço, no que se refere ao seu papel activo, dinâmico e interveniente!