21 de fevereiro de 2013

Semana da Sopa



Importância da sopa na nossa alimentação diária
 Projeto de promoção da Educação para a Saúde

 Durante a semana de 15-10-12 a 19-10-12 decorreu na BE do Centro Escolar um projeto intitulado “SEMANA DA SOPA”.

      A equipa da Unidade do Centro de Saúde apresentou-nos o seu projeto de alimentação. Nós, Biblioteca Escolar, quisemos unir-nos nesse projeto, trabalhando em parceria, num objetivo comum: sensibilizar a população escolar para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Assim, nasceu, na Biblioteca, uma estratégia de articulação, promovendo a importância da sopa “SEMANA DA SOPA”.

Ao longo da semana esteve patente, na BE, uma "Banca de livros" alusivos à temática “alimentação”. As crianças do Jardim de infância do Centro Escolar de Tarouca, elaboraram as ementas diárias da sopa que iriam comer na cantina, as quais foram afixadas no placar do átrio para que todos pudessem visualizar.
      
 Foi apresentado o Conto Tradicional “O Caldo de Pedra” de Teófilo Braga, (em PowerPoint), para todas as turmas (incluindo no Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro e alunos com Necessidades Educativas Especiais); Para os alunos do Pré-Escolar, e Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro, foram visionados, na BE do Centro Escolar, a história “A Sopa Verde” e o vídeo-clip “Come a Sopa, Vá Lá” do Avô Cantigas. 
Depois de explicado e explorado o PowerPoint “O Caldo de Pedra” a todos os participantes, alguns grupos também aprenderam a canção do avô cantigas “Come a sopa vá lá”.
As turmas do 1º ciclo presentearam a BE com provérbios alusivos à temática e trabalhos sobre o caldo de pedra, após explorados na sala de aula.
Aos meninos do Jardim de Infância do Centro Escolar de Tarouca e Pólo do Castanheiro do Ouro, foi entregue um pequeno livro elaborado pela equipa da BE “Come a Sopa Marta” de Marta Torrão. A mesma história foi lida a alguns alunos, durante os intervalos da manhã, pela equipa da BE. 


Também foi apresentada a história, em PowerPoint, “A Sopa de Pedra” aos alunos de Educação Especial, no âmbito do projeto “Ler Com Todos” na BE da Escola Sede; paralelamente, foi feita a sua leitura em grupo, de provérbios relacionados com o tema  e realizado um trabalho coletivo, com os mesmos.

Assim, foi explicada, de uma forma simpática e lúdica, a importância da sopa na alimentação diária da criança/jovem, conhecendo os nutrientes que a integram, necessários a uma alimentação saudável.
     
A adesão foi muita e bastante gratificante!
 
Estão todos de parabéns pelo entusiasmo e impacto que este projeto teve em toda a comunidade educativa!

0 comentários:

Enviar um comentário