21 de fevereiro de 2013

"Uma Chave para o Passado, Presente e Futuro"


Exposição temática: BIBLIOTECAS ESCOLARES: UMA CHAVE PARA O PASSADO, PRESENTE E FUTURO“História do Livro”- Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

Nas Bibliotecas do Centro Escolar e da Escola Sede, a equipa procurou dar enfoque àquilo que constitui a alma, a razão de ser, o valor de uma Biblioteca: o LIVRO/LEITURA/LER.

Bancada Temática
22 de outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


O Meu Livro
Cartão Individual do Aluno
Visita Guiada
 
E… subordinada ao tema “BIBLIOTECAS ESCOLARES -UMA CHAVE PARA O PASSADO, PRESENTE E FUTURO”; a equipa pretendeu efetuar um percurso muito importante da história do livro, desde a invenção da escrita até à materialização do livro em papel e, em termos de presente e projeção do futuro, o livro digital associado às diversas formas de comunicação existentes e que se vislumbram, num futuro muito próximo.

Na concretização deste projeto, foram realizadas, relacionadas com o tema, atividades de promoção e valorização da BE e do seu valor , enquanto inserida num contexto educativo: na BE CE, a leitura das histórias “O Livro Ativo” de Conceição Areia; “De onde vem o livro” e “A menina que Detestava Livros” de Manjusha Pawagi. Também foi apresentado um pequeno vídeo “Como se faz um Livro”, seguido de uma Visita guiada à exposição temática da bancada de livros. Aqui, os alunos e professores visionaram um livro gigante explicativo “O meu livro” de Rui Reisinho e “O soldado João” de Luísa Ducla Soares. Visionaram a história “O meu livro de Rui Reisinho” que lhes foi contada em PowerPoint. Aprenderam e cantaram a música “Ir à Escola”, visualizando também um pequeno vídeo “Lições do livro”. Criação e introdução do “Cartão Individual do Aluno”. Os alunos e professores titulares de turma, professores das AEC e das necessidades Especiais revelaram interesse e gosto pelas atividades, e os alunos apreciaram especialmente a elaboração/identificação do cartão, refletindo-se numa maior“seriedade” e postura responsável, na utilização da BE e dos seus recursos. Entusiasmaram-se também com o visionamento do slide show passado durante os intervalos, na BE, apresentando as atividades já realizadas neste ano - (adesão de toda a comunidade educativa).

Na BE Sede, num ambiente de Exposição temática na Biblioteca “História do LIVRO”, foram dados a conhecer, a toda a comunidade escolar, livros antigos (religiosos, missais em latim, livros de pedagogia e romances) gravuras e artefactos antigos relativos à leitura nos seus primórdios, (candeias, tinteiros, canetas, cadernos de notas e uma grande chave colocada no centro da exposição). Tudo isto contextualizado numa grande pintura a carvão, retratando a PONTE de UCANHA com a sua TORRE DE MENAGEM (Centro importante de Passagem, da época). Esta exposição enfatizava a grandeCHAVE que nos remete ao passado , que nos introduz a época presente e nos faz antever o futuro da era tecnológica e digital. Seguiu-se a apresentação de um PowerPoint “Que Bom É Escrever para Poder Ler” - “História do Livro”, desde o início da escrita até à invenção do livro em papel e em formato digital, numa projeção do Futuro. Os alunos, diretores de turma, professores de Língua Portuguesa de Educação Especial revelaram interesse e apreciação pela projeção do PowerPoint “A História do Livro”, suscitando curiosidade e gosto de saber, a julgar pelo envolvimento e participação que revelaram.

Paralelamente, ainda na exposição, foi visualizado um cartaz (Livro gigante) integrando as diferentes partes que compoem um livro, em todos os aspetos da sua estrutura, a fim do seu conhecimento e mais fácil escolha. Foi lido e apresentado o conto "O Livro Ativo" a todas as turmas que participantes nas atividades.

Promovemos a articulação com as áreas curriculares disciplinares de HGP/EV); a colaboração da professora da equipa, de EV, que pintou, com os alunos, a ponte de Ucanha –Tarouca, a qual serviu de “Passagem” do Passado – Presente – Futuro – na“História do Livro”.

Aderiram turmas dos 2º e 3º Ciclos, Curso Técnico Profissional de Apoio à Infância e alunos de Educação Especial, numa articulação com a BE, a nível de saberes, competências e enriquecimento cultural para todos nós.

A equipa da BE

 

0 comentários:

Enviar um comentário