Avançar para o conteúdo principal

MARATONA DE LEITURA

           Integrado nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares a Biblioteca Dr José Leite de Vasconcelos de Tarouca promoveu a concretização da atividade do Halloween.
          Com  a colaboração dos alunos do Curso Vocacional e do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância, o espaço da Biblioteca Escolar transformou-se para a vivência do Dia das Bruxas, com decoração alusiva à temática. O projeto foi também trabalho colaborativo com a disciplina de Inglês e de Expressão Plástica, integrando vários docentes na sua dinamização.
            O empenho de diversos alunos do Curso Vocacional levou à promoção da "Maratona de Leitura" durante o dia 31 de Outubro. 
            A literatura do fantástico foi o tema central e o livro de Harry Potter foi lido ao longo do dia por mais de 300 alunos, docentes, encarregados de educação e pessoal não docente. A abertura da Maratona foi realizada pelo Director do Agrupamento Prof. Eduardo Almeida, estando sempre em contínuo, ao longo do dia. Cada leitor tinha ainda possibilidade de realizar uma "vidência fantástica" que a todos divertiu pelo espírito lúdico criado. 
            Um dia diferente numa Biblioteca transformada para uma vivência que atraiu inúmeros alunos sendo que, parte deles  habitualmente não frequentam a Biblioteca, no seu quotidiano escolar. 
            Um obrigado aos alunos do Curso Vocacional que dedicaram o seu tempo e a sua criatividade na animação desta atividade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Galinha dos Ovos de Ouro

Com o intuito de explorar “ A Galinha dos Ovos de Ouro” a Equipa da BE dirigiu-se, no dia 15 de fevereiro, ao Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro . Depois de se analisarem os aspetos mais relevantes da história , foi lida a Lenda do Castanheiro do Ouro para que as crianças soubessem qual a lenda ligada ao nome desta localidade.
Depois, e porque as crianças da educação do pré-escolar, no Centro Escolar de Tarouca têm à sua disposição a Biblioteca, realizou-se a exploração da história “A Galinha dos Ovos de Ouro” nesse espaço, em vários momentos e em vários dias, onde as crianças puderam também aprender a canção da Galinha Magricela, além de identificarem diferentes valores e conceitos.

" Dia Mundial do livro e dos direitos do Autor"

Para comemorar o “Dia mundial do livro e dos direitos do autor” colocou-se dois cartazes no átrio do centro escolar, onde se pediu à comunidade educativa que deixasse o seu registo, o que é o livro?
Num dos cartazes estava escrita a frase do Padre António Vieira «Um livro é um mudo que fala, um surdo que respeita, um cego que guia, um morto que vive.».




Os meninos dos jardins-de-infância também deixaram o seu registo através de pintura e frases.






A turma do 4ºD presenteou a BE com um trabalho conjunto da turma, que representa o que o livro é para cada aluno, anexado a este, está um texto sobre “ O dia do Livro Infantil”.