Avançar para o conteúdo principal

DIA INTERNACIONAL DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

          No passado dia 20 de Novembro, dia da Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança, decorreu uma cerimónia que pretendeu divulgar, junto da Comunidade Escolar, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Tarouca, ao mesmo tempo que decorria uma exposição de trabalhos dos alunos de todos os ciclos do Agrupamento.
          Ao longo de algumas semanas foram sendo motivados os alunos e os docentes para a elaboração de trabalhos subordinados ao tema “Direitos da Criança”, tendo a criatividade e a originalidade levado a um conjunto de obras muito interessantes, quer de expressão plástica, quer de novas tecnologias, que estarão patentes no Auditório Adácio Pestana até ao próximo dia 30 de Novembro.
        
         A ação de sensibilização aos Direitos da Criança e a consequente apresentação dos elementos que constituem a CPCJ de Tarouca foi direcionada para os alunos do 8º e 9º anos, pretendendo-se fazer a divulgação do seu Plano de Ação e dos sinais de alerta/ comportamentais que levam a uma posterior intervenção daquela Comissão, quer junto do aluno individualmente, quer junto do meio familiar em que se insere.
         A Presidente da CPCJ, Dra Susana Gouveia, apresentou ainda os representantes das Instituições intervenientes, como seja O Agrupamento de Escolas de Tarouca, o Município de Tarouca, a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, o Centro de Saúde e a Guarda Nacional Republicana, entre outras instituições.
           Vários alunos do 11º ano, sob a direção do Prof. Jorge Saraiva fizeram ainda a leitura de diversos textos alusivos à temática, fazendo memória do que tem sido escrito ao longo dos tempos.
           O evento teve ainda a participação e animação da Turma do 10ºC – Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância que assinalaram ao mesmo tempo o Dia Nacional do Pijama, tendo mesmo as turmas de Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro vindo visitar a exposição, vestidos “ a rigor”, com os seus pijamas.
                
            As Bibliotecas Escolares também se aliaram a esta ação através da concretização de trabalhos realizados pelos alunos que as frequentam, bem como os utentes da Creche, JI e ATL da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca que ali expuseram os seus trabalhos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Galinha dos Ovos de Ouro

Com o intuito de explorar “ A Galinha dos Ovos de Ouro” a Equipa da BE dirigiu-se, no dia 15 de fevereiro, ao Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro . Depois de se analisarem os aspetos mais relevantes da história , foi lida a Lenda do Castanheiro do Ouro para que as crianças soubessem qual a lenda ligada ao nome desta localidade.
Depois, e porque as crianças da educação do pré-escolar, no Centro Escolar de Tarouca têm à sua disposição a Biblioteca, realizou-se a exploração da história “A Galinha dos Ovos de Ouro” nesse espaço, em vários momentos e em vários dias, onde as crianças puderam também aprender a canção da Galinha Magricela, além de identificarem diferentes valores e conceitos.

" Dia Mundial do livro e dos direitos do Autor"

Para comemorar o “Dia mundial do livro e dos direitos do autor” colocou-se dois cartazes no átrio do centro escolar, onde se pediu à comunidade educativa que deixasse o seu registo, o que é o livro?
Num dos cartazes estava escrita a frase do Padre António Vieira «Um livro é um mudo que fala, um surdo que respeita, um cego que guia, um morto que vive.».




Os meninos dos jardins-de-infância também deixaram o seu registo através de pintura e frases.






A turma do 4ºD presenteou a BE com um trabalho conjunto da turma, que representa o que o livro é para cada aluno, anexado a este, está um texto sobre “ O dia do Livro Infantil”.