8 de março de 2014

SEMANA DOS AFETOS

Na semana de 10 a 14 de Fevereiro, foi vivido um período de animação na Biblioteca Escolar da Escola Sede do Agrupamento de Tarouca pois, deu-se inicio a uma atividade que é muito apreciada pelos alunos: a comemoração do Dia de S. Valentim.



Os afetos e a sua demonstração cada vez mais têm de ser percebidos pelos adolescentes da atualidade pelo que, com a participação de diversos alunos e docentes foi preparado um espaço na Biblioteca Dr José Leite de Vasconcelos, onde a expressão da amizade e companheirismo, de mensagens de amor, de alegria e de poesia foram o mote para se iniciar um processo de escrita, de expressão plástica que deram lugar a uma área muito “fogosa”, onde os alunos foram deixando as suas missivas no marco do correio ali existente.



Ao longo da semana foram várias centenas as cartas e mensagens ali depositadas quer para alunos, docentes e mesmo para o pessoal não docente. Foram ainda pedidos materiais, por alguns alunos, para fazerem cartas para pessoas da família.





No dia 14 de fevereiro, com a parceria dos CTT, que nos cederam material para o “Carteiro” que se voluntariou para o serviço de distribuição, o correio lá foi distribuído pelas turmas do Agrupamento, para contentamento de muitos e, claro, também a tristeza de quem não recebeu nada. Turmas inteiras fizeram cartas e missivas para os seus colegas de turma, mostrando o companheirismo que os une. Várias mensagens em português e em inglês foram distribuídas pela Comunidade Escolar ao longo da tarde.
A literacia pode ser promovida de inúmeras formas e, esta foi uma atividade de sucesso nessa área, pois os alunos descobriram a beleza de uma “carta” escrita e não das mensagens do mundo virtual em que vivem, podendo nela exprimir sentimentos, mas também a beleza da sua criatividade.
Afinal ainda há beleza na escrita e os alunos aderem ...

0 comentários:

Enviar um comentário