26 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA
NA ESCOLA EB 2,3/S DE TAROUCA
DE 22 A 26 DE MARÇO

O Plano Nacional de Leitura tem como principais objectivos o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como a criação de hábitos de leitura nos alunos.
Para tal, tem promovido várias iniciativas, entre as quais se destaca a realização da Semana da Leitura, que decorreu, na maior parte das Escolas, no mês de Março.
A Biblioteca da nossa Escola aderiu a esta proposta e levou a cabo actividades diversificadas tais como:
• “Karaoke de Poemas”,
• Decoração da Escola com poesia “Poemas à Solta”;
• “Ler Fernando Pessoa”;
• “Encontro com Ana Saldanha”;
• Leitura de dois contos digitais “O Príncipe Feliz” de Óscar Wilde e “A História de Joli” de Aquilino Ribeiro;
• Feira do Livro.
Foi uma semana em que a comunidade escolar teve oportunidade de participar e/ou assistir a diferentes actividades, que tiveram, como principal objectivo, motivar os alunos para a importância da leitura.

“Karaoke de Poemas”

Sob o lema “ todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas” comemorou-se o Dia Mundial da Poesia inserido na Semana da Leitura.
Foram actividades simples e singelas, enfim foram grãos de poesia mas que bastaram para perfumar um grande número de alunos.

Deste modo, decorreu um “karoke de poemas” na sala dos grandes grupos da Escola-sede de Agrupamento, dinamizado pelo professor António Martins e protagonizado pelos alunos do 6º C realizando duas sessões de leitura de poemas direccionadas a turmas de 5º ano.
Foi um momento em que alunos e professores tiveram oportunidade de ouvir e declamar variados textos poéticos de autores portugueses.

Começámos por ver e ouvir um vídeo em que se apresenta o poema " Ser poeta é..." cantado por Sara Tavares.
De seguida, os alunos, declamaram poemas, acompanhados por um fundo musical e pelo registo escrito dos mesmos. Foram destacados alguns autores: Miguel Torga, Eugénio de Andrade, etc.
No final, os alunos, que assistiram, cantaram o poema musicado “Foi Feitiço”de André Sardet. Assim, a actividade foi concluída com a animação entusiástica de todos os intervenientes, num coro conjunto da música portuguesa conhecida.









Decoração da Escola com poesia “Poemas à Solta”

Ainda para comemorar o “Dia Mundial de Poesia”, a nossa Escola foi decorada com “Poemas à Solta”, desde os pilares dos seus pátios, até às paredes da cantina e sala de convívio dos alunos. Alunos, professores e funcionários paravam para ler os poemas espalhados, pelos espaços que frequentavam.
Foi divulgada uma amostra de poemas que consagrou inúmeros poetas portugueses e outros provenientes de todo o mundo lusófono. Destacaram-se, entre outros Sidónio Muralha, Eugénio de Andrade; Luís de Camões, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Sebastião da Gama, Carlos Drummond de Andrade, Alda Lara e até, (imaginem!) Albert Einstein.

“Ler Fernando Pessoa”
Os alunos do 12º A leram Fernando Pessoa, apresentando o “Escritor do Mês”- através de um PowerPoint com a sua fotobiografia e poemas destacados da sua obra à turma do 12º B, no decurso de uma aula de Português. A actividade decorreu na sala dos Grandes Grupos e contou também com a declamação de alguns dos seus poemas.
Esta foi uma actividade que teve como objectivo primeiro contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, enquanto actores principais do processo, desde a sua pesquisa, execução, até à sua apresentação e declamação.



“Encontro com Ana Saldanha”
Paralelamente, decorreu ao longo de toda a semana, a Feira do Livro, na nossa Biblioteca, estando também patente a “Banca de Ana Saldanha”, para divulgar e dar a conhecer a escritora que veio à nossa escola.
Assim, no dia 25 de Março, tivemos 2 sessões de actividades “Encontro com Ana Saldanha”, com apresentação e explicitação das suas obras, não faltando a interacção com os alunos relativamente às obras lidas “O Romance de Rita R” e “Escrito na Parede”. Participaram as turmas do 9º ano e a turma do 6º ano do PCA (Percurso Curricular Alternativo).
Estas actividades pretenderam promover o contacto directo dos alunos com escritores de referência a nível local e nacional, como forma de estabelecer uma ligação mais forte e afectiva com o autor em termos de conhecimento pessoal e das suas obras, a fim de um maior estímulo para a sua leitura.





Leitura de dois contos digitais “O Príncipe Feliz” de Óscar Wilde e “A História de Joli” de Aquilino Ribeiro;
Porque a leitura tem um papel importante no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afectivo dos alunos, como tal, todos devemos proporcionar, sempre que possível, momentos de leitura agradáveis e enriquecedores.
Assim, a equipa da Biblioteca também apresentou dois contos digitais “O Príncipe Feliz” de Óscar Wilde e “A História de Joli” de Aquilino Ribeiro, para turmas que aderiram, tendo mesmo, alguns alunos participado na sua leitura.
Pela Equipa
Maria do Céu Ribeiro

0 comentários:

Enviar um comentário