28 de abril de 2013

FORMAÇÃO do INE - INSTITUTO NACIONAL de ESTATÍSTICA

"A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania: Uma Primeira Abordagem"


Na Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo como polo dinamizador a Biblioteca Escolar Dr. José Leite de Vasconcelos, realizaram, no dia 10 de abril, uma formação, Subordinado ao tema "A literacia estatística ao serviço da cidadania: uma primeira abordagem", com o objetivo de promover a literacia estatística na aprendizagem do currículo.
Direcionada para Professores Bibliotecários e outros professores de diferentes áreas curriculares, interessados em desenvolver a literacia estatística em contexto curricular, a primeira fase deste ciclo de formação teve lugar na Biblioteca da Escola Sede do nosso Agrupamento.
O INE disponibilizou um técnico para realizar a referida formação, na qual os professores participantes se envolveram, de forma muito empenhada, na pesquisa, exploração e aplicação das várias valências do site deste organismo.
Todos os professores intervenientes consideraram os conhecimentos adquiridos profícuos, enquanto adequados e exequíveis nas suas áreas curriculares, na sua ação no âmbito do processo ensino-aprendizagem, mormente nas áreas de Matemática, Geografia, História e Geografia de Portugal, Economia, Ciências Sociais, constituindo também um bom instrumento de trabalho para apoio na elaboração dos planos de turma (dados do meio em que se inserem os alunos) e projetos curriculares (no âmbito de todos os níveis de ensino).
Uma segunda fase da formação está a ser preparada, mas dela daremos conta oportunamente.

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


1ª Fase: Fase de Escola

O Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano letivo de 2010 / 2011, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. O Concurso Nacional de Leitura decorre em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.

No âmbito do Concurso promovido pelo PNL "CONCURSO NACIONAL DE LEITURA" direcionado aos alunos do 3º ciclo e secundário a nossa biblioteca e os professores de Língua Portuguesa aderiram à participação no mesmo, de forma entusiástica, tentando motivar os alunos.

Assim, a Biblioteca Dr. José Leite de Vasconcelos deu início à abertura do Concurso Nacional de Leitura, “chamando” alunos do 3º Ciclo e Secundário e procedendo à realização de várias ações:
- Divulgação;
- Escolha e seleção das obras;
- Inscrição dos alunos candidatos;
- Marcadores para os livros dos alunos, contendo o regulamento do CNL.

Após a leitura das Obras (selecionadas pela equipa da BE, em colaboração com os professores de LP e POR), foram realizadas as provas de avaliação correspondentes:

Para o 3º Ciclo
7º Ano - Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira
8º Ano - Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier   
9º Ano - O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
Secundário
10º Ano - O Mandarim de Eça de Queirós
11º Ano - A Relíquia, de Eça de queirós               
12º Ano - Metamorfose, de Franz Kafka

Como resultado da grande adesão de alunos inscritos e participantes dos diferentes níveis de ensino, (desde o 7º ao 12º ano - total de 31), ficaram apurados os seguintes alunos:  
3º Ciclo                                                                             
7º B – Inês Gomes
8º A – Carolina Trindade             
9º A – Filipe Santos
Secundário
10º B – João Lopes
11º A - Marta Lima
12º A - Ana Sofia Morais

Estabelecemos parceria com as Bibliotecas: BM de Tarouca, BM de Lamego, BE do Agrupamento de Escolas da Sé, no empréstimo de exemplares das obras de leitura, devido à carência do número de exemplares necessários, na nossa Biblioteca.

Criação de Ambientes/Espaços de Leitura ...

 ... nos momentos/locais de espera de entrega da avaliação
 
       No sentido de interagir culturalmente com a comunidade educativa (pais/Encarregados de Educação e alunos), a BE teve a iniciativa de criar, em cada bloco, (local onde é feita a entrega da avaliação), um ambiente de leitura propício para os motivar a ler: Deste modo, nos momentos de espera de entrega da avaliação, podiam ler e apreciar materiais formativos, de apoio e de entretenimento, a nível cultural.
      Assim, no final do 1º período, foram espalhados pelas paredes do átrio e portas das salas, contos e histórias alusivas ao Natal, de vários autores de literatura portuguesa e estrangeira.
      Pretendemos, primeiramente, motivar os pais/EE para a importância da leitura, e ao mesmo tempo, proporcionar-lhes uns momentos de leitura agradável, enquanto se encontravam no local.
        Deste modo, a Biblioteca tentou colaborar na promoção de uma Escola Aberta à Família.

26 de abril de 2013

Feira do Livro na BE do Centro Escolar

A Feira do Livro decorreu de 15 a 19 de abril, na Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca, com a participação de todas as turmas do 1º ciclo e pré-escolar . Contou com a visita de muitos encarregados de educação e os alunos saíram da feira com um novo amigo,o  LIVRO.



Um Presente de Páscoa

Semana da Leitura no Centro Escolar


Com o mote “Navegar nos livros” decorreu durante a semana de 11/3/2013 a 15/3/13 a semana da leitura. O mar foi o ponto de partida para todas as atividades exploradas na biblioteca e na sala de aula.
Toda a comunidade educativa teve a possibilidade de manusear diversos livros e ver uma exposição sobre a temática.
Os trabalhos apresentados pela BE e por algumas turmas foram adequados às diversas fases etárias dos quais destacamos: “O Mar”, “O Ratinho marinheiro”, “Animais Marinhos”, “O Peixinho Arco-íris”, “Castigo de Sal”, “Valéria e a vida”…
Durante os intervalos foi visualizado o livro digital do PNL “ O Pescador que não pescava nada”.
A adesão ultrapassou todas as expectativas,  o projeto prolongou-se para a primeira semana do terceiro período.

18 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA 2013


NAVEGAR NOS LIVROS - MAR PASSADO vs MAR FUTURO

SEMANA DA LEITURA

  Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos 
De 11 A 15 DE MARÇO

A 7ª edição da Semana da Leitura centrada na temática do MAR, proposta pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Nesse âmbito, a Biblioteca está a programar actividades em articulação com professores /turmas /alunos/Centro Escolar/Centro de Saúde e restante comunidade educativa a fim de corresponderem aos objectivos traçados pelo PNL.
      O nosso mote, “Navegar nos Livros” - retrata o Mar Passado vs Mar Futuro, integrando atividades de modo a envolver todos os ciclos:
Sessão de Cinema - filmes dos livros lidos no CNL, “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway  e “A Pérola” de John Steinbeck  (9º Ano)
Leitura Dialogada “Mar me Quer” - Biobibliografia de Mia Couto – Dança/coreografia “ Canção do Adamastor” (6º Ano)
“Ler com Todos” -  Leitura da lenda “Castigo de Sal” - Lendas do Mar – alunos NEE
Leitura de Short Story “One More Wish” (7º Ano)
Dramatização “A Aia”- Eça de Queirós  (7º Ano)
Leitura  da Short Story”: “Frogwart and the Easter Eggs” - em PowerPoint (6º Ano)
Teatro de Fantoches - Short Story “Frogwart and the Easter Eggs” - a turmas do 4º ano, no Centro Escolar - Canções e poemas em ING -pelos alunos do 4º ano
Dramatização em Francês – (8º Ano)
Sessão de Formação “Alcoolismo e Drogas”- por médicos do Centro de Saúde (Ensino Secundário).
      A nossa Biblioteca, decorada com temáticas relacionadas com o Mar, nas vertentes “Mar Passado vs Mar Futuro” privilegia a reconquista da grandiosidade notável que o mar já foi e poderá ainda ser, para nós, se todos quisermos!

Tudo… para aliar o prazer da leitura à valorização do mar azul que possuímos, da riqueza que temos, de tudo o que ele nos deu, dá e poderá vir a dar no futuro!


                                                                                        

Hora do Conto "Porque Adoro o Meu Pai"

 
Mais uma vez e no âmbito do projeto “Viajar com um toque…abrindo um livro…abrindo um computador”  realizou-se a primeira deslocação ao Pólo do Castanheiro do Ouro. Depois, foi a vez das salas de Jardins de Infância do Centro Escolar de Tarouca visitarem a Biblioteca Escolar. Desta vez o tema escolhido foi “Porque  adoro o meu pai” baseado num livro oferecido pela Porto Editora à nossa Biblioteca . As crianças da educação pré-escolar tiveram a oportunidade de se transformarem em pais cientistas  “inventando” um telefone que fizeram as delícias dos nossos pais, num tempo em que não existiam telemóveis.

A Galinha dos Ovos de Ouro


Com o intuito de explorar “ A Galinha dos Ovos de Ouro” a Equipa da BE dirigiu-se, no dia 15 de fevereiro, ao Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro . Depois de se analisarem os aspetos mais relevantes da história , foi lida a Lenda do Castanheiro do Ouro para que as crianças soubessem  qual a lenda ligada ao nome desta localidade.

Depois, e porque as crianças da educação do pré-escolar, no Centro Escolar de Tarouca têm à sua disposição a Biblioteca, realizou-se a exploração da história “A Galinha dos Ovos de Ouro” nesse espaço, em vários momentos e em vários dias, onde as crianças puderam também aprender a canção da Galinha Magricela, além de identificarem diferentes valores e conceitos.

"O Talento Popular no Vale Encantado"


A BE pretende levar a cabo o “Canto dos Talentos” na EB/S e "O Talento Popular no Vale Encantado" no Centro Escolar. Aqui, o projeto constará da recolha do património oral do concelho, tendo havido recetividade do mesmo  por parte dos docentes e adesão dos alunos. Este projeto decorrerá até ao final do ano letivo.

A Equipa da BE do Centro Escolar já realizou contactos com alguns possíveis contadores de texto oral e com uma das responsáveis do grupo de idosos Renascer Tarouca que se mostrou recetiva ao projeto.

Os textos recolhidos estão a ser colocados num plackard onde o projeto terá visibilidade. Posteriormente pretende-se construir um livro ilustrando a riqueza do nosso património.

Natal na BE do Centro Escolar


 
Árvore de Natal com material reciclado
Fantoches da história
Espanta-pardais visitam o Pai Natal
Cenário no Castanheiro do Ouro
Cenário na BE do Centro Escolar
de Tarouca









O Urso Polar de  Karine Perez
foi adaptado para teatro de fantoches a ser apresentado às crianças da educação pré-escolar do agrupamento de escolas de Tarouca. No âmbito do projeto “Viajar com um toque..abrindo um livro…abrindo um computador” a equipa da BE dirigiu-se ao Pólo do Castanheiro do Ouro para uma manhã animada pela apresentação e exploração do teatro de fantoches “O Urso Polar” baseada numa história de Natal . Depois foi a vez da apresentação na Biblioteca escolar com um novo cenário. As crianças em várias sessões puderam explorar a história através dos fantoches: Urso Polar, Pai Natal, Duende, Pinguim e Foca.

Natal na BE                                                      e                                      O Urso Polar

Semana da Matemática


Decorreu de 19 a 23 de novembro de 2012 a “Semana da Matemática” nas turmas da educação pré-escolar pertencentes ao agrupamento de escolas Dr. José Leite de Vasconcelos em Tarouca. A  Educadora Celina através do seu projeto “Viajar com um toque…abrindo um livro…abrindo um computador” e contando com o espaço da BE, iniciou a semana com a Hora do Conto com a história “Caracolinhos d’Ouro e os Três Ursinhos” explorando vários conceitos matemáticos . A brincar  através de histórias a criança dos três aos seis anos aprende que a matemática é divertida.