18 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA

  Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos 
De 11 A 15 DE MARÇO

A 7ª edição da Semana da Leitura centrada na temática do MAR, proposta pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lança a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Nesse âmbito, a Biblioteca está a programar actividades em articulação com professores /turmas /alunos/Centro Escolar/Centro de Saúde e restante comunidade educativa a fim de corresponderem aos objectivos traçados pelo PNL.
      O nosso mote, “Navegar nos Livros” - retrata o Mar Passado vs Mar Futuro, integrando atividades de modo a envolver todos os ciclos:
Sessão de Cinema - filmes dos livros lidos no CNL, “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway  e “A Pérola” de John Steinbeck  (9º Ano)
Leitura Dialogada “Mar me Quer” - Biobibliografia de Mia Couto – Dança/coreografia “ Canção do Adamastor” (6º Ano)
“Ler com Todos” -  Leitura da lenda “Castigo de Sal” - Lendas do Mar – alunos NEE
Leitura de Short Story “One More Wish” (7º Ano)
Dramatização “A Aia”- Eça de Queirós  (7º Ano)
Leitura  da Short Story”: “Frogwart and the Easter Eggs” - em PowerPoint (6º Ano)
Teatro de Fantoches - Short Story “Frogwart and the Easter Eggs” - a turmas do 4º ano, no Centro Escolar - Canções e poemas em ING -pelos alunos do 4º ano
Dramatização em Francês – (8º Ano)
Sessão de Formação “Alcoolismo e Drogas”- por médicos do Centro de Saúde (Ensino Secundário).
      A nossa Biblioteca, decorada com temáticas relacionadas com o Mar, nas vertentes “Mar Passado vs Mar Futuro” privilegia a reconquista da grandiosidade notável que o mar já foi e poderá ainda ser, para nós, se todos quisermos!

Tudo… para aliar o prazer da leitura à valorização do mar azul que possuímos, da riqueza que temos, de tudo o que ele nos deu, dá e poderá vir a dar no futuro!


                                                                                        

0 comentários:

Enviar um comentário