28 de abril de 2013

FORMAÇÃO do INE - INSTITUTO NACIONAL de ESTATÍSTICA

"A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania: Uma Primeira Abordagem"


Na Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo como polo dinamizador a Biblioteca Escolar Dr. José Leite de Vasconcelos, realizaram, no dia 10 de abril, uma formação, Subordinado ao tema "A literacia estatística ao serviço da cidadania: uma primeira abordagem", com o objetivo de promover a literacia estatística na aprendizagem do currículo.
Direcionada para Professores Bibliotecários e outros professores de diferentes áreas curriculares, interessados em desenvolver a literacia estatística em contexto curricular, a primeira fase deste ciclo de formação teve lugar na Biblioteca da Escola Sede do nosso Agrupamento.
O INE disponibilizou um técnico para realizar a referida formação, na qual os professores participantes se envolveram, de forma muito empenhada, na pesquisa, exploração e aplicação das várias valências do site deste organismo.
Todos os professores intervenientes consideraram os conhecimentos adquiridos profícuos, enquanto adequados e exequíveis nas suas áreas curriculares, na sua ação no âmbito do processo ensino-aprendizagem, mormente nas áreas de Matemática, Geografia, História e Geografia de Portugal, Economia, Ciências Sociais, constituindo também um bom instrumento de trabalho para apoio na elaboração dos planos de turma (dados do meio em que se inserem os alunos) e projetos curriculares (no âmbito de todos os níveis de ensino).
Uma segunda fase da formação está a ser preparada, mas dela daremos conta oportunamente.

0 comentários:

Enviar um comentário