7 de abril de 2011

Pequenos Grandes Contadores de Histórias



Na sequência do convite efectuado pela Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca, pelo aluno, Ricardo Sarmento Gonçalves, como tia e madrinha do mesmo, no âmbito do projecto “Pequenos Grandes Contadores de Histórias”, desloquei-me ao Centro Escolar, no dia 6 de Abril do corrente ano.

Dirigi-me à sala do 1ºB, onde se encontravam os 19 alunos com a Professora Ester e daí, fomos para a Biblioteca. Fomos recebidos pela Professora Polete, sendo ela a dinamizadora deste projecto.

Comecei por propor uma actividade de apresentação de todos os intervenientes. De seguida, para concretizar a actividade que me foi proposta, recorri às Enciclopédias “Era uma vez um Homem”. Com o objectivo de fazer um breve percurso da vida do Homem, desde os antepassados aos dias de hoje.

Ao longo da sessão, os alunos aderiram, de forma muito positiva, havendo interacção, diálogo e manifestando interesse e curiosidade.

É de salientar a importância deste tipo de iniciativas, que se revelam muito enriquecedoras para ambas as partes.


Manuela Ferreira



4 de abril de 2011

“O Conto Vai ao Lar da Santa Casa da Misericórdia”

No âmbito do projecto “O Conto Vai…”, “O Conto Vai ao Lar”, os alunos da turma B do 5º ano pretenderam presentear a camada mais idosa da Santa Casa da Misericórdia, com a leitura e dramatização de um conto em texto dramático “Frei João Sem Cuidados”. Tal actividade aconteceu na tarde de Terça-feira, dia 22 de Fevereiro. Os idosos estavam ansiosos à nossa espera, bem como os meninos do Jardim de Infância da mesma Instituição, que também quiseram assistir. Só pelos olhares de felicidade do nosso público, sentimos que valeu a pena esta iniciativa. Foi gratificante! Além disso, estão de parabéns os alunos referidos que conseguiram, dentro do “amadorismo” que são, e do espírito de generosidade e voluntariado que os impeliu a esforçar-se, conseguiram envolver-se por inteiro e desempenhar o seu papel com competência, demonstrando brio no que fizeram. Foram verdadeiros actores, na forma dialogada que imprimiram ao texto dramático. Resultou muito bem e esperamos repetir a iniciativa, aproximando duas gerações que parecem tão afastadas e, ao mesmo tempo, tão próximas, reflectindo-se neste sentimento de partilha e de alegria mútua. A equipa da BE

Concurso: "Quem Conta um Conto Acrescenta um Ponto"

No âmbito do Concurso promovido pelo jornal Sol em articulação com o PNL "Quem conta um Conto Acrescenta um Ponto" direccionado aos alunos do 2º ciclo, a nossa biblioteca e os professores de Língua Portuguesa aderiram à participação no mesmo, de forma entusiástica. Tal como o regulamento contemplava, a escola tinha de seleccionar apenas um conto para enviar para o Plano Nacional de Leitura. Assim, e cumprindo os requisitos constantes do mesmo regulamento, foi seleccionado o conto “O Sonho de Teodoro ”escrito pela aluna nº7, da turma A, do sexto ano, Carolina Trindade. Estão de parabéns os alunos que participaram e que, através da sua leitura e imaginação conseguiram prendar-nos com histórias que nos levam a sonhar no mundo da fantasia!

Este conto é um exemplo:

O Sonho de Teodoro

(…) Ditas estas palavras, Teodoro sente-se aliviado, descobriu uma coisa muito importante para o equilíbrio do mundo. Manteve a sua riqueza consigo próprio, pois não se conseguia livrar dela, pedindo todas as noites a Nossa Senhora das Dores para que ressuscitasse o Mandarim e para que lhe restituísse a paz da miséria. Contudo, Teodoro foi perdendo esperanças de o Mandarim voltar. Mas, de repente, lembrou-se de uma coisa que o preocupava já há algum tempo: aquele homem sempre vestido de preto desapareceu, desde aquele dia em que tinha regressado de Lisboa “será que ele poderá ser o Demónio?”, “o que lhe terá acontecido?”. Com esta dúvida, surgiu silêncio em casa dele. Teodoro foi deitar-se com uma preocupação do tamanho do mundo inteiro. Na manhã seguinte, Teodoro acordou sobressaltado, pois tinha tido um pesadelo essa noite: sonhou com o homem de preto a transformar-se em Demónio e tentar matar o Mandarim que tinha fugido para o coração de Teodoro. Teodoro ficou com má impressão acerca deste sonho que parecia mais uma visão, mas, pelo contrário sentiu paz na alma e foi aí que percebeu que o sonho foi real. Quando Teodoro se vestiu e tomou o pequeno-almoço, saiu à rua e reparou que a sombra dele não tinha a mesma forma que ele. Era o Mandarim que habitava nele. Durante a tarde, Teodoro foi tentando saber tudo sobre aquele homem, descobriu onde ele morava antes e foi a essa casa que agora estava desabitada. Nessa casa, encontrou muitas fotografias do Mandarim e um diário secreto numa das gavetas. Teodoro sorriu contente com as descobertas que fez. Lendo esse diário, reparou que não era bem um diário, era mais parecido com um rascunho de um plano que dizia: “Matar o Mandarim para que o equilíbrio se descaia e seja mais fácil dominar o mundo fazendo um reinado de terror”. Visto isso, Teodoro voltou para casa para meditar e consultar o Mandarim levando consigo o dito diário. Em casa, enquanto meditava, ouviu uma voz que lhe pareceu familiar, era o Mandarim que lhe dizia para pegar no diário e ler as últimas páginas. Nessas páginas dizia como matar o Demónio. A seguir o Mandarim deu-lhe uma última ordem: Teodoro tinha que ir a uma gruta perto da fronteira da China, era aí que estava o Demónio. Seguindo as regras do Mandarim, Teodoro dirigiu-se à gruta, mas antes tinha que se preparar e, por isso ia obedecendo às instruções de como se matar o Demónio. No início da gruta, estavam duas gárgulas em pedra, foi aí que Teodoro se sentiu cada vez mais fraco. Quando ele pôs o primeiro pé dentro da gruta, uma série de tochas acenderam-se do nada, foi como se por magia, todo o seu equipamento estivesse à mão e Teodoro avançou. De repente ouviu uma voz muito grave, era o Demónio que planeava a morte da alma do Mandarim. Teodoro não aguentou mais a raiva que estava dentro de si, pegou na espada com água e, sem fazer barulho aproximou-se do Demónio que estava virado de costas para si. Um grito de dor inundou a gruta, finalmente o Demónio estava morto. O Mandarim pôde sair de dentro de Teodoro e disse-lhe que o seu comportamento merecia ser recompensado. O Mandarim ressuscitou, o Teodoro livrou-se das suas incalculáveis riquezas e restituiu a paz à miséria. Teodoro nunca se tinha sentido mais feliz na vida, pôde finalmente voltar a ser como era dantes e o Mandarim voltou ao seu cargo de equilíbrio.


Carolina Trindade 6º A nº7

"Concurso Nacional de Leitura"

O Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2010 / 2011, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. O Concurso Nacional de Leitura decorre em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP. Assim, no âmbito do "CONCURSO NACIONAL DE LEITURA" alguns alunos do 3º ciclo e secundário da nossa Escola aderiram à participação no mesmo, de forma entusiástica e empenhada.

Após a leitura das Obras escolhidas na nossa Escola:

Para o 3º Ciclo

7º Ano - História de Uma Gaivota e de um Gato que a Ensinou a Voar - de Luís Sepúlveda

8º Ano - Sexta-Feira ou a Vida Selvagem de Michel Tournier

9º Ano - O Rapaz do Pijama às Riscas de John Boyne


Secundário

10 e 11º Anos - A Relíquia, de Eça de queirós

12º Ano - Metamorfose, de Franz Kafka

Os alunos realizaram uma prova escrita relativa às mesmas. Dos concorrentes, foram apurados à fase distrital, os alunos:

3º Ciclo

7º D - Leandra Borges

8º A - Ricardo Lopes

9º B - Marta Lima


Secundário

10º A - Ana Sofia Morais

12º A - Daniel Teixeira

12º A - Adriana Guedes

Estes irão à Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro em Moimenta da Beira, no próximo dia 08 de Abril, participar nas provas de apuramento da fase distrital, onde todos os Agrupamentos do Distrito de Viseu, que aderiram, estarão representados com os seus brilhantes leitores!



A equipa da BE

"O Livro, um Amigo a Estimar!"

A Biblioteca é de todos, cheia de recursos para disponibilizar, para rentabilizar e mesmo para desfrutar de bons momentos de entretenimento. Esses recursos são de todos nós, para que os usemos sempre que precisamos e gostamos. Com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação dos livros, a Biblioteca lançou um apelo:


“O Livro, um Amigo a Estimar!”

Não o Estragues!

Usa-O com todo o Cuidado!

Faz DELE, o Teu Objecto de Estimação.

… Porque ELE É Especial

É Para Ti!

É Teu, pois Aproprias-te da Sua História!

Identificas-te com os Seus Heróis!

Passa a Fazer Parte de Ti!…

Dos Momentos que LHE Dedicas!

Por Isso, Trata-O Bem!

Não O Danifiques!

Não O Firas!

FÁ-LO Sentir-Se útil e Querido!

Faz DELE O AMIGO de Todas as Horas …

Sempre Paciente…

Sempre Disponível…

À espera que o Leias...

A equipa da Biblioteca Escolar

Banca das Novidades

Esteve patente na nossa Biblioteca uma Exposição de Livros Novos “A Banca das Novidades”, suscitando em toda a comunidade escolar, grande curiosidade e vontade ler os livros apresentados. Denotou-se logo uma grande procura dos mesmos, para leitura presencial, mas, mais ainda, para leitura domiciliária.



A “Banca” era renovada, conforme ia sendo feito o registo dos livros adquiridos.


A equipa da BE

30 de março de 2011

Modelo “Big 6” – MODELO DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO

Durante os meses de Fevereiro e Março, a equipa da Biblioteca Dr. José Leite de Vasconcelos tem vindo a desenvolver uma actividade centrada na apresentação e desenvolvimento do modelo de pesquisa de informação “Big 6”, um dos modelos mais usados para o desenvolvimento de competências de literacia ao nível da informação e tecnologias. Tem sido acompanhado de um guião orientador “Como Elaborar um Trabalho”-“Apresentação Formal de um Trabalho”, também em PowerPoint, a fim de um melhor desempenho por parte dos alunos.
Esta acção tem como objectivo primeiro o apoio ao desenvolvimento curricular e a sua aplicação prática nos projectos a desenvolver, bem como levar o aluno a aprender a pesquisar, seleccionar e utilizar a informação em diferentes suportes, seguindo as etapas do modelo. Direccionada para alunos de todos os níveis de ensino, desde o 2º ciclo até ao secundário, tem sido dinamizada nos tempos lectivos das áreas curriculares não disciplinares, nomeadamente, em Área de Projecto.
Todos os professores das várias áreas curriculares têm contribuído muito para a concretização deste projecto, quer pela forma como têm motivado os alunos, quer pelo seu envolvimento na componente prática de elaboração de trabalhos.
A equipa da BE

25 de março de 2011

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - Semana da Língua Materna

No dia 21 de Fevereiro foi o Dia Internacional da Língua Materna e a Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Tarouca não quis deixar de comemorar esta data promovendo uma “Semana da Língua Materna”que decorreu de 15 a 21 de Fevereiro. Esta iniciativa teve como objectivo primordial sensibilizar os alunos para a importância da Língua Materna e Identificar outras Línguas (Inglês, Francês … ) e conhecer outras formas de comunicação – Língua Gestual.
As crianças do Pré-Escolar participaram no concurso “Faz uma quadra e ganha um livro” em colaboração com a Biblioteca do Centro Escolar.
Cada turma fez uma quadra que foi colocada no painel da BE e recebeu um livro para a Biblioteca da sala. Nas quadras entravam as palavras “Biblioteca” e “Língua Materna”.
Aqui vão as quadras!...

A Coordenadora do Pré -Escolar
Conceição Costa

Professora Bibliotecária
Polete Pereira de Carvalho





Projecto “Conta-me um Conto /2011”

Pelo segundo ano consecutivo, as crianças do ensino Pré-escolar têm assistido à apresentação e dinamização de diversas histórias, na Biblioteca Dr. Vasco Teixeira. Esta actividade, integra-se no Projecto “Conta-me um Conto”, idealizado e desenvolvido pela Educadora Daniela Cardoso, tem como principais objectivos sensibilizar para a importância da leitura e da escrita, facilitar a expressão comunicativa, bem como promover o espírito crítico e de observação das crianças envolvidas.
As sessões têm sido rigorosamente planeadas e desenvolvidas tendo em conta a temática vivida mensalmente. Até agora já foram apresentados teatros de fantoches, dedoches, de sombras chinesas, histórias em PowerPoint, não se ficando apenas pela história em si, uma vez que têm sido realizadas várias actividades transversais que complementam e enriquecem o conto. E como uma imagem vale mais do que mil palavras aqui ficam alguns exemplos …


Assim se promove o incentivo à leitura e o conhecimento de obras literárias, preferencialmente do Plano Nacional de Leitura, motivando as crianças desde a infância, para o maravilhoso mundo da leitura e da escrita.

21 de março de 2011

Actividades na BE

A biblioteca Prof. Dr. Vasco Teixeira tem como um dos seus principais objectivos, promover a leitura como forma de conhecimento e prazer, è neste período de iniciação da vida escolar das crianças, que se devem incutir hábitos, para que no futuro estes alunos usem o livro como ferramenta no seu dia-a-dia, enriquecendo o seu saber, a sua cultura. A biblioteca do Centro Escolar, tudo tem feito nesse sentido.
Uma das actividades principais é a visualização e leitura de contos, fábulas, histórias tradicionais, entre outras.
Os intervalos são aproveitados pelas crianças, para a leitura, requisição de livros, jogos didácticos, pintura de desenhos e por último, uma das actividades preferidas dos alunos é pesquisa e jogos na Internet.
Na hora do almoço e alguns finais de tarde a BE é utilizada pelas Educadoras de Infância, para a realização de actividades com as turmas.
Neste espaço também tem-se realizado formações de português para alguns docentes e várias actividades do projecto TIC.


19 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia e das Florestas - 21 de Março 2011



O dia Mundial da Poesia surgiu, este ano, em paralelo com o Dia das Florestas, razão pela qual, tivesse sido um dia marcadamente diferente, na nossa Biblioteca e na nossa Escola.
Assim, a equipa da Biblioteca “vestiu” um placard do pátio que lhe dá acesso, com poemas de escritores portugueses de referência, como Miguel Torga, Fernando Pessoa… intitulado: “Pára e Lê! É … Um Poema!”
Poemas que, conjugados com o dia da floresta, versavam a sua temática. Os alunos e toda a comunidade escolar, além da leitura dos poemas, também escreviam frases/ mensagens relativas à importância da árvore/floresta, em folhas verdes e recortadas, para depois colocarem na árvore de ramos naturais, que estava ao lado do placard.
E todos estes recursos foram retirados de restos de papéis de embrulho, sacos de cartão e de revistas, preocupação que a equipa teve de reutilizar materiais.
Tudo para participar na acção de protecção do ambiente, que nos é demasiado rico para ser minimizado!
À hora do almoço, a equipa da BE deslocou-se à Cantina da nossa Escola para propiciar uma refeição diferente a todos quantos nela se encontravam e outros que estavam chegando, pois para eles, também não faltou a leitura expressiva de poemas juntamente com a sopa, “Caldo Verde com Poemas”. Foram ler alunos do 5º ano, professores da equipa, a professora Gina e ainda um aluno que se encontrava a almoçar, mostrando forte vontade de participar na nossa actividade. E fê-lo bem!
São estes momentos pequeninos, quase “envergonhados”, perante as audiências, passando despercebidos, carecendo de visibilidade, que a equipa pretende valorizar, como instrumentos fulcrais de incentivo a práticas de leitura/escrita, tentando que a mensagem passe: Ler!
Enquanto equipa da Biblioteca Escolar, pensamos que estas actividades, mesmo pouco significativas, “entram” na comunidade que participa, pois acreditamos que irão dar os seus frutos: ser recordadas mais tarde, como momentos a continuar.
A equipa da BE

Poema das árvores

As árvores crescem sós. E a sós florescem.

Começam por ser nada. Pouco a pouco
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.

Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.

Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.

E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.

Os animais são outra coisa.
Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,
fazem amor e ódio, e vão à vida
como se nada fosse.

As árvores, não.
Solitárias, as árvores,
exauram terra e sol silenciosamente.
Não pensam, não suspiram, não se queixam.
Estendem os braços como se implorassem;
com o vento soltam ais como se suspirassem;
e gemem, mas a queixa não é sua.

Sós, sempre sós.
Nas planícies, nos montes, nas florestas,
A crescer e a florir sem consciência.

Virtude vegetal viver a sós
E entretanto dar flores.
António Gedeão (Obra Poética, Lisboa, edições JSC, 2001)

16 de março de 2011

“O Conto Vai à BM”






      Contar histórias: a pessoas da comunidade – é um projecto que se insere no âmbito de um dos objectivos da BE neste ano lectivo, através da promoção de actividades propostas como acção de melhoria.
      No dia 15 de Março a equipa da BE levou um conto à Biblioteca Municipal de Tarouca, na sequência do projecto “O Conto Vai à BM”. Foi numa terça-feira, dia com maior frequência de utentes, neste caso, idosos.
       Começámos por estabelecer uma conversa descontraída, surgindo espontaneamente da vivência de cada um, chegando depois ao momento do conto. A introdução feita prendeu-os, ao ponto de ficarem num silêncio e concentração absolutos. Foi uma introdução do escritor António Torrado, sobre o encanto dos contos e de todo o nosso património oral.
       Seguiu-se, então o conto de António Sérgio, “As Duas Bonecas”, o qual apreciaram e acharam importante para as mentalidades dos nossos dias e das gentes das nossas terras, pela mensagem que transmite.
      Finalmente e, como ainda estavam receptivos, foi-lhes lida uma lenda da cidade de Tarouca “ “ a qual os levou a pedirem para requisitar livros de lendas existentes na Biblioteca.
      Foi um momento muito agradável de distracção e partilha, pois todos saímos enriquecidos. Nós levámos o conto e eles deram-nos as suas histórias de vida, peripécias e realidades dos seus tempos e ainda … um diálogo muito rico sobre História de Portugal com um dos senhores participantes, que se deliciou a falar do seu conhecimento cultural.
A equipa da BE

1 de março de 2011

"Bancada das novidades"

A Biblioteca do Centro Escolar adquiriu recentemente livros e jogos didácticos, com uma verba atribuída pelo PNL (Plano Nacional de Leitura) e RBE (Rede de bibliotecas Escolares), destinados a leitura orientada na sala de aula, requisição domiciliária ou exploração com os alunos.
A equipa da biblioteca e do PNL, teve o cuidado de escolher para o espólio, obras interessantes, apelativas à leitura e ao gosto das crianças em geral.
Estas novidades estão ao dispor de toda a comunidade educativa.



Pela Equipa da BE - CE