16 de março de 2011

“O Conto Vai à BM”






      Contar histórias: a pessoas da comunidade – é um projecto que se insere no âmbito de um dos objectivos da BE neste ano lectivo, através da promoção de actividades propostas como acção de melhoria.
      No dia 15 de Março a equipa da BE levou um conto à Biblioteca Municipal de Tarouca, na sequência do projecto “O Conto Vai à BM”. Foi numa terça-feira, dia com maior frequência de utentes, neste caso, idosos.
       Começámos por estabelecer uma conversa descontraída, surgindo espontaneamente da vivência de cada um, chegando depois ao momento do conto. A introdução feita prendeu-os, ao ponto de ficarem num silêncio e concentração absolutos. Foi uma introdução do escritor António Torrado, sobre o encanto dos contos e de todo o nosso património oral.
       Seguiu-se, então o conto de António Sérgio, “As Duas Bonecas”, o qual apreciaram e acharam importante para as mentalidades dos nossos dias e das gentes das nossas terras, pela mensagem que transmite.
      Finalmente e, como ainda estavam receptivos, foi-lhes lida uma lenda da cidade de Tarouca “ “ a qual os levou a pedirem para requisitar livros de lendas existentes na Biblioteca.
      Foi um momento muito agradável de distracção e partilha, pois todos saímos enriquecidos. Nós levámos o conto e eles deram-nos as suas histórias de vida, peripécias e realidades dos seus tempos e ainda … um diálogo muito rico sobre História de Portugal com um dos senhores participantes, que se deliciou a falar do seu conhecimento cultural.
A equipa da BE

0 comentários:

Enviar um comentário