18 de junho de 2014

PARCERIA AGRUPAMENTO DR JOSÉ LEITE DE VASCONCELOS / SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE TAROUCA

Projeto LER +JOVEM



Um ano letivo termina e, nele se viveram atividades que marcaram quem delas usufruiu, neste projeto LER +JOVEM.
Pensado e idealizado como relação intergeracional entre os alunos do Agrupamento Dr José Leite de Vasconcelos de Tarouca e os utentes das diversas Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca conduziu à concretização de atividades e eventos diversificados que a todos animaram e, acima de tudo, uniu todos como parceiros mas, acima de tudo, como amigos.
Se no primeiro período as atividades foram direcionadas para o conhecimento dos espaços e para os primeiros passos de acolhimento, o segundo período levou já a diversas participações desde Workshops sobre Património Imaterial e sobre o Dr José Leite de Vasconcelos, nos quais se tentou fazer a sensibilização para o valor da recolha de tradições populares locais, em vias de extinção.
Na área do Desporto, a turma do Curso Profissional de Desporto, integrou uma das sessões do Campeonato de Boccia que decorreu no Pavilhão do Agrupamento de Tarouca, onde os alunos interagiram com os utentes do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca e os restantes participantes, fazendo as marcações de campos, na arbitragem e na prestação de serviços necessários ao bom decorrer do Campeonato.
Na Semana da Leitura, que ocorreu no mês de Março, nova visita aconteceu à Biblioteca, desta vez para a sensibilização sobre a Higiene Oral, orientada pela Enfermeira Estela da UCC de Tarouca, a que se seguiu o Desafio de Trava-Linguas, onde os alunos participaram e os utentes do Lar de Idosos foram o Júri da competição, tendo também feito a sua intervenção animada, relembrando memórias de trava-línguas conhecidos.
A dinamização de uma Exposição denominada “A Arte Contemporânea vista na ponta dos dedos”, de autoria de alunos do 9º ano, da disciplina de Educação Visual, que esteve patente no Centro Escolar de Tarouca levou a que os utentes do Lar de Idosos, do Lar Residencial e da Turma de 5 anos do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, fossem até ao espaço da Biblioteca Escolar daquela instituição onde foram sensibilizados para a Arte Contemporânea e, principalmente, neste caso para obras realizadas com materiais diversos que permitiram acima de tudo a exploração sensorial. Foi nesta ocasião que um Jovem autista daquela Instituição fez a sua experiência sensorial, o que resultou num belíssimo sorriso, ao tatear uma obra decorada com algodão em rama. Uma situação muito sensibilizadora para quem assistiu.
Uma nova visita ocorreu para os alunos do Jardim de Infância que vieram assistir à Dramatização “A Locomotiva”, baseado na obra com o mesmo nome, dinamizada pelos alunos do 12ºano do Curso Técnico de Apoio à Infância.
O ano terminou com a integração de duas turmas do 4º ano, do Centro Escolar, neste projeto que, tendo dinamizado 2 teatros “Serafim e Malaqueco” e “A Galinha Medrosa”, em contexto de Biblioteca Escolar, decidiram apresentar os mesmos nas instalações do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, a todos os utentes das diversas Respostas Sociais daquela instituição, num verdadeiro espírito de intergeracionalidade que levou a animação e a alegria a todos. O lanche convívio oferecido aos alunos participantes foi um momento muito agradável para todos. Assim, se abriu também o caminho para dinamização de outras atividades que integrem os diversos ciclos de ensino do Agrupamento de Tarouca.
Afinal é possível trazer a Escola à Comunidade e vice-versa com resultados de sucesso na integração de todos os intervenientes do processo. Um agradecimento à Santa Casa da Misericórdia de Tarouca pela disponibilidade, acolhimento e aceitação dos projetos comuns. 
Isolina Guerra




0 comentários:

Enviar um comentário