9 de fevereiro de 2014

PROJETO LER + JOVEM

“Conta-me tu, ler-te-ei eu”

A Biblioteca Escolar Dr José Leite de Vasconcelos de Tarouca, foi selecionada para    incrementar o projeto “Conta-me tu, ler-te-ei eu” no âmbito do concurso LER + Jovem, do Plano  Nacional de Leitura, uma atividade intergeracional que irá decorrer até Junho de 2015, e será    desenvolvido com a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca e em parceria com a Biblioteca  Municipal de Tarouca.
Foi assinado um protocolo de parceria entre o Agrupamento de Escolas de Tarouca, a  Câmara Municipal de Tarouca e a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca que permitirá  desenvolver uma série de atividades, quer nas diversas respostas sociais da IPSS de Tarouca,  quer nas instalações do Agrupamento de Escolas/Biblioteca Escolar e na Biblioteca Municipal.
Os alunos envolvidos serão do 10º ano, de forma a que possam, durante o seu percurso  escolar, dar continuidade ao projeto que envolverá a Escola com a comunidade local, tendo por  objetivo levar a Escola para a Comunidade e fazer da mesma Escola espaço aberto à  Comunidade, numa partilha de experiências e vivências que permitam que as diversas  gerações que são abrangidas pela Santa Casa interajam com os alunos, levando estes a  buscar na sabedoria dos séniores o rico património imaterial que se guarda nas suas  memórias, fazendo registo do mesmo para memória futura.
A leitura, a animação, a música ou a expressão plástica serão as estratégias dos alunos para  transmitir as competências adquiridas na escola mas, acima de tudo, o saber ouvir e perceber  as limitações inerentes às diversas fases etárias e o sentir de quem vive ligado a esta  instituição de solidariedade social, que apoia desde a Creche, Jardim de Infância, ATL, Lar de  Terceira Idade, Unidade de Cuidados Continuados e Lar Residencial.
Assim, no dia 17 de Dezembro, no período da manhã, iniciou-se o primeiro contato dos  séniores do Centro de Dia com uma visita às instalações da Biblioteca Escolar de Tarouca,  onde foram acolhidos pela Equipa do Projeto e após a apresentação de todos os presentes  uma das alunas leu a poesia “Avô” o que deixou alguma sensibilidade no ar pela nostalgia de  quem tem os seus netos longe de si. De seguida foram para o Pavilhão da Escola Sede onde  decorreu a Festa de Natal com apresentação de diversos números pelos alunos.
Na parte da tarde a Biblioteca Escolar recebeu a  visita dos utentes do Lar Residencial da  Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, pautando-se a maior dificuldade no acesso ao 1º  andar onde a BE se situa. No entanto, como com vontade tudo se consegue, nem as escadas  foram impedimento para a cadeira de rodas. Da parte da Direção esteve presente o Prof. Luis  Favas que saudou todos em nome da Direção.
Os visitantes foram agraciados com uma canção de Nirvana interpretada por uma aluna,  acompanhada pelos seus colegas no fundo musical e por um coro de alunos do 5º ano que se  quis juntar à festa. Foram depois feitos espaços de leitura e alguma troca de impressões sobre  o valor destes utentes que são campeões de BOCCIA, pelo que surgiu logo ali a proposta da  realização de um jogo coletivo num futuro próximo.
As técnicas da Biblioteca Municipal de Tarouca também presentes ofertaram um cartão de  Natal a todos, como símbolo desta parceria.
Foi depois feita uma visita acompanhada às instalações, sendo divulgado o espólio existente  para que os utentes possam vir fazer requisição de documentos em qualquer uma das  Bibliotecas integradas no projeto.
Foram os rostos de alegria, os sorrisos, os olhares e os silêncios de quem não fala que  marcaram este dia e o início deste projeto, deixando no ar uma vontade de renovar contato e  visitas mútuas.









 

0 comentários:

Enviar um comentário