23 de fevereiro de 2014

DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ



No dia trinta  de janeiro viveu-se um dia diferente na BE do Centro Escolar de Tarouca, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Os alunos durante a semana participaram na elaboração de cartazes e frases sobre o tema. A pomba da paz com o raminho de oliveira tinha mensagens escritas muito sugestivas que os alunos foram escrevendo e colocando no painel da BE.
No átrio do Centro Escolar foi construída uma árvore gigante com pombas da paz com mensagens que transmitem amizade, paz, ajuda, compreensão, partilha e fraternidade.
Também construíram um móbil com pombas feitas com as mãos e os pés dos alunos.
A poesia de Jorge Letria:
"Hoje não há guerra,
Nem pode haver,
Cada um será capaz
De se transformar em ramo
Da árvore imensa da paz."
A poesia foi lida e serviu de mote para a exploração do tema.
Também foi explorada a poesia de Anne Lieri “Criança Merece Paz”.
Na BE foi montada uma bancada com literatura sobre a paz e a não violência que foi muito procurada nos intervalos pelos alunos.
Visualizaram o DVD “Quanto Vale a Amizade” nas turmas do Pré-Escolar e algumas turmas do 1º Ciclo. A cada turma foi entregue a pomba da paz com os poemas. Foi oferecido um postal com um pensamento a cada aluno que participou nas atividades.
O tema foi interessante e os alunos vivenciaram com alegria e entusiasmo cada momento e, uma coisa lhes ficou: “… que devemos ser amigos, dar as mãos e todos juntos construirmos um mundo melhor”.





                       A Equipa da BE / Centro Escolar
























0 comentários:

Enviar um comentário