27 de agosto de 2012

Dia (Mês) Internacional das Bibliotecas Escolares

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado todos os anos na 4ª segunda-feira de Outubro. Foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999. Este ano, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a 24 de Outubro, tem como tema “Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a Vida”. A Biblioteca Escolar é assim, nos dias de hoje, muito mais do que um mero depósito de livros… É a possibilidade de aprender de uma forma diferente… É um poder para a vida!

“Biblioteca Escolar - Saber, Um poder para a Vida” Comemoração do “Dia Internacional das Bibliotecas Escolares”: "Um livro…uma Mensagem..."
Foram elaborados marcadores – Leitores: Escrita de uma frase sobre o livro lido, no marcador - "Mensagem de REFLEXÃO” – preenchida pelo aluno.
Os marcadores expostos na BE, pretenderam para outros leitores, sendo entregues no final da atividade.

- Bibliopaper – “Lança-te à procura do Saber!” :
Descoberta das diferentes zonas da Biblioteca e organização da mesma, bem como a localização do fundo documental.

Durante o mês de Outubro, a Biblioteca da nossa Escola comemorou o dia e mês Internacional das Bibliotecas Escolares, através de um projeto relacionado com a valorização e uso frequente da Biblioteca, dos seus recursos e da vertente prática das atividades nela, decorrentes.
Este ano, o Dia/Mês Internacional das Bibliotecas Escolares Biblioteca Escolar, com o mote “Biblioteca Escolar - Saber, Um poder para a Vida”, tendo início no dia 24 de Outubro, pretendeu alertar para o seu real valor, sendo, nos dias de hoje, (muito mais do que um mero local de livros)… possibilidade de aprender de uma forma diferente… Um poder para a Vida!
“Porque a biblioteca… Faz leitores críticos e autónomos, estimula a curiosidade, a imaginação e a partilha... Ela é o lugar mais fantástico do mundo! Acredito que a Biblioteca Escolar desempenha uma função indispensável na aprendizagem, nas atividades desenvolvidas nas várias disciplinas, nos projetos de natureza interdisciplinar ou transdisciplinar e ainda na ocupação dos tempos livres.”
                                                                                Teresa Calçada Coordenadora Nacional da Rede Bibliotecas Escolares

Assim, a decoração da BE foi inteiramente elaborada pelos alunos, tendo sido iniciada com um poema expressivo DE AUTORIA DE UM ALUNO DO 9º ANO:
A fim de realçar a importância da Biblioteca Escolar e contribuir para a sua valorização, a equipa da BE desenvolveu uma atividade de apresentação do seu espaço, promovendo a sua utilização e frequência, por toda a comunidade escolar. Assim, foi realizado um Bibliopaper, para as turmas/alunos que quiseram aderir (algumas turmas em período de aula de substituição), onde descobriram as diferentes zonas que constituem a biblioteca e até aprenderam a classificar um livro. Foram muitas as tarefas a que os alunos deram resposta, em pares ou individualmente.

"Na biblioteca, os livros encontram-se organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Os alunos responderam a algumas perguntas sobre esta classificação e outras de conhecimento das áreas de pesquisa. Na Biblioteca, os livros encontram-se organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Os alunos responderam a algumas perguntas sobre esta classificação e outras de conhecimento das áreas de pesquisa.

0 comentários:

Enviar um comentário