Teve como objetivo primeiro, "envolver diversos setores da comunidade escolar e da
comunidade geral, lendo e convidando a ler, contando e encantando, (...) dramatizando textos, organizando
feira do livro e exposições temáticas (...), atividades que traduzem saberes e competências da população
escolar, numa articulação transversal dos currículos, que ajude, paralelamente a promover valores sociais e interiorizar os princípios da cooperação/solidariedade" - (mote da Semana da leitura).
Através do desenvolvimento de atividades de leitura, pretendemos proporcionar a "partilha
e a aproximação de diversas gerações de leitores, de escritores, de
contadores de histórias e, até mesmo, de ouvintes de contos e histórias que
povoam o imaginário popular. As leituras intergeracionais promovem também a aproximação
social e cultural de pessoas com percursos biográficos e profissionais diversos,
estimulando o conhecimento das atividades profissionais do passado e do
presente e a abordagem de questões que se relacionam com a realidade atual".
(Adaptado de PNL- Semana da Leitura 2012)
Foi assim, que nasceram os projetos constantes da Semana da Leitura na nossa Escola: para, através dela, se atingirem objetivos de ordem social (relações interpessoais e intergeracionais) enriquecedoras para todos os intervenientes.
É o lado humano que pretendemos valorizar, a PESSOA plena de riqueza interior e pessoal, sempre disposta a dar, sem condicionalismos. Foi isso que também os nossos alunos lhes levaram, com humildade, com sabedoria e com a vivacidade própria da juventude que tem sempre algo para dar.
Todos aprendemos que, dar, não custa, que alegrar é bom, porque faz feliz o outro que recebe!
Decoração da BE e do Bloco A:
O
mote da decoração da BE foi consonante com a temática emanada do PNL e RBE -
“Ser Solidário” e foi elaborada pela equipa com a colaboração dos alunos e
professora do Curso Profissional, demonstrando enorme
interesse e envolvimento quer na pesquisa e seleção dos materiais, quer na sua
organização e apresentação final.
Foram participantes os alunos do Curso profissional: - Painel com a temática
da Solidariedade em relação à camada idosa – texto, artigos, imagens,
documentários…
Sob a temática “Ser Solidário”, os alunos do Curso Profissional de Apoio à Infância apoiaram
a camada mais idosa da Santa Casa da Misericórdia, bem como as crianças do
Jardim de Infância, com a leitura e dramatização de um conto em texto dramático
“O FREGUÊS CALOTEIRO”.
Paralelamente, a professora de Inglês levou os seus alunos do 8º B, no âmbito da área de Formação Cívica, a realizar uma ENTREVISTA AOS IDOSOS, com o objetivo de elaborarem uma autobiografia m que eles também relataram as suas vivências, que ainda se mantêm vivas nos seus corações, a qual, com muito entusiasmo quiseram partilhar. Esta atividade foi materializada através da redação da mesma em Atividades de Acompanhamento ao Estudo, orientados pelo professor de LP. As autobiografias foram emolduradas com “passe-partout” realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica.
LEITURA
DIALOGADA DE CONTOS:
- Todas as turmas
participaram nas atividades de leitura, realizadas na Biblioteca e na sala dos
Grandes Grupos;
LEITURA DIALOGADA DA OBRA - "ÓSCAR E A SENHORA COR-DE-ROSA"
-
Alunos do 3º Ciclo e Secundário
“SER SOLIDÁRIO”
Leitura dramatizada - “O Freguês Caloteiro”
No Lar de Santa Casa da Misericórdia - Curso
profissional;
Paralelamente, a professora de Inglês levou os seus alunos do 8º B, no âmbito da área de Formação Cívica, a realizar uma ENTREVISTA AOS IDOSOS, com o objetivo de elaborarem uma autobiografia m que eles também relataram as suas vivências, que ainda se mantêm vivas nos seus corações, a qual, com muito entusiasmo quiseram partilhar. Esta atividade foi materializada através da redação da mesma em Atividades de Acompanhamento ao Estudo, orientados pelo professor de LP. As autobiografias foram emolduradas com “passe-partout” realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica.
“O Comerciante que
Vendia Sorrisos”, “Amizade”
Turmas
intervenientes: turmas do 5º ano. A BE articulou com as áreas disciplinares de LP – alunos do 2º Ciclo;
LEITURA DIALOGADA DA OBRA - "ÓSCAR E A SENHORA COR-DE-ROSA"
- Na BE
– pelo 6ª B:
- Para: 5º A, 5º B, 5º D, 6º A, 6º E.
-
A leitura da obra foi de enorme interesse e entusiamo, pois o público
assistente (alunos do 6º ano) já tinha visionado o filme, pelo que a sua
compreensão foi bem-sucedida.
A leitura de Contos terminou com a participação viva e dinâmica, dos alunos e professores, na Música (video clip): “We are the World”.
Sessão de Cinema
FILME - "ÓSCAR ET LA
DAME ROSE"
Foi projetado o filme “Óscar et La Dame Rose”, que inicialmente estava
direcionado apenas a turmas do 3º ciclo, tendo sido alargado ao segundo ciclo e
secundário, perante as solicitações manifestadas. Este filme era portador de
uma forte mensagem de solidariedade/humanidade, perante os problemas do mundo
atual.
PEQUENOS/GRANDES LEITORES:
- Vinda de familiares
de alunos – Pai de um aluno do 5º B:
- Leitura de um conto
– Pai e professor a alunos do 6º D - 5º D - 5º C - 5º B - 5º E.
Tudo isto,
inserido no contexto da Feira do Livro,
patente na nossa Biblioteca, ao longo de toda a semana, tendo sido muito
visitada e frequentada, quer por turmas, grupos, quer individualmente.
A leitura de contos protagonizada por um pai
e um professor, foi também um momento alto realizado na Semana da Leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário