13 de junho de 2012

Solidariedade Não Tem Idade


Solidariedade Não Tem Idade
No âmbito das atividades da Semana da Leitura, e, consubstanciando a sua temática “Ser Solidário”, os alunos do Curso Profissional de Apoio à Família quiseram presentear a camada mais idosa da Santa Casa da Misericórdia, com a leitura e dramatização de um conto em texto dramático “O FREGUÊS CALOTEIRO”.
Tal atividade aconteceu na manhã de quinta-feira dia 22 de Março.
Os idosos estavam ansiosos à nossa espera, bem como os meninos do Jardim de Infância da mesma Instituição, que também quiseram assistir. Estes partilharam as suas canções mimadas, tão ao jeito da alegria, patente nos seus pequeninos rostos.
Paralelamente, a professora Raquel levou os seus alunos do 8º B, no âmbito da área de Formação Cívica, a realizar uma ENTREVISTA AOS IDOSOS, com o objetivo de elaborarem uma autobiografia m que eles também relataram as suas vivências, que ainda se mantêm vivas nos seus corações, a qual, com muito entusiasmo quiseram partilhar. Esta atividade foi materializada através da redação da mesma em Atividades de Acompanhamento ao Estudo, orientados pelo professor Rogério Monteiro. As autobiografias foram emolduradas com “passe-partout” realizados pelos alunos nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica coordenados pelas professoras Ana Maria Figueiredo e Balbina Cruz. Este “presente” foi oferecido no terceiro período, na Santa Casa da Misericórdia, aos ilustres entrevistados.
Ainda, dando continuidade à realização de atividades subordinadas ao tema - Solidariedade- os alunos do 5º D efetuaram a LEITURA EXPRESSIVA DE POEMAS, orientados pelo professor António Martins.
Na parte final, foi oferecida uma lembrança aos idosos e crianças do Jardim de Infância, elaborada pelos alunos e professoras de EVT, Catarina Relva e Maria Amália Montenegro.
Assim, estão de parabéns os alunos referidos que, imbuídos do espírito de generosidade e voluntariado que os impeliu a esforçar-se, conseguiram envolver-se por inteiro e desempenhar o seu papel com competência, demonstrando brio no que fizeram.
As atividades resultaram na aproximação de duas gerações que parecem tão afastadas e, ao mesmo tempo, tão próximas, reflectindo-se neste sentimento de partilha e de alegria mútua.
                                                                                                                                                                  A equipa da BE


0 comentários:

Enviar um comentário