13 de junho de 2012

“Projetos de Promoção e Animação da Leitura”


Hora do Conto “Ler Com Todos”
Contar histórias aos alunos com Necessidades Educativas Especiais constituiu um projeto a desenvolver durante os 2º e 3ºperíodos, pela equipa da Biblioteca Escolar em articulação com a professora do Educação Especial.
Este projeto tinha como objetivo a inclusão destes alunos e o gosto pelos livros/contos/histórias.
A atividade realiza-se todas as quartas feiras, no último bloco da tarde, na Biblioteca. Aqui, têm desfrutado de momentos de encanto pelas leituras contadas/visionadas e de exploração das histórias, através de atividades de expressão plástica.
Assim, na última quarta-feira, os alunos tiveram oportunidade de ouvir e visionar a história “A Galinha Ruiva”. O conto foi lido pela equipa da BE e ainda por dois alunos do 6º A, que também quiseram participar. Todos acharam o conto muito engraçado, pois era animado com imagens e sons das personagens.
No final, os alunos elaboraram um cartaz com desenhos pintados sobre o Conto.
                                                                                                                              A equipa da BE/A professora de Educação Especial

“Ler Com Todos” - Conto Digital
Dando continuidade à rentabilização das potencialidades do mundo digital e, aliando-as ao valor pedagógico e lúdico do conto, a BE, na atividade “Ler Com Todos”, estimulou os alunos do Ensino Especial a realizar atividades de leitura de uma forma diferente: através do uso das novas tecnologias. Assim, foram-lhes lidos vários contos do site www.históriadodia.pt - de António Torrado. 
Dinamizado pela Biblioteca em articulação com a professora do Ensino Especial e assistente operacional, esta atividade despertou, nos alunos, uma forma lúdica aliada à componente educativa e formativa dos jovens, através da transmissão de valores explícitos nos contos apresentados.
Em paralelo, e, numa atitude de educação para o sentido estético, os alunos tiveram a oportunidade de usufruir da audição de músicas relacionadas com as temáticas das histórias, atividade com as quais pretendemos conjugar as duas componentes da leitura: a parte pedagógica, de aprendizagens ao nível da formação pessoal e social, e a parte lúdica, de descoberta… de acção…. de encanto… e magia!

                                                                                                                                                                                 A equipa da BE

0 comentários:

Enviar um comentário