28 de novembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Realizou-se no dia 20 de Novembro o Dia Internacional dos Direitos da Criança.  Há 24 anos foi assinada a Convenção dos Direitos da Criança, documento elaborado pela UNICEF e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989. O nosso país aceitou este documento em 21 de Setembro de 1990.
A Convenção tem 54 artigos que consignam todos os Direitos da Criança.
Entre eles vamos salientar alguns que consideramos mais importantes:

  -  Direito a um nome, a um país, a conhecer os seus pais e a ser educado por eles; direito à igualdade, sem distinção de raça, religião; direito à educação e ao lazer e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente; direito a crescer com saúde; direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes; direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho; direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
Neste dia, as crianças que visitaram a biblioteca tiveram ao seu dispor powerpoints alusivos ao tema, bem como pinturas, desenhos, a visualização de um painel com o poema “Direitos da Criança” de Matilde Rosa Araújo e uma bancada temática. Foi ainda construído um painel  sobre os Direitos da Criança que foi colocado posteriormente no átrio do Centro Escolar. Estas atividades prolongaram-se pela semana para que todas as turmas interessadas pudessem participar.
A par deste dia também se comemorou o “Dia do Pijama”, sendo projetado o video produzido pelos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da Escola Dr José Leite de Vasconcelos de Tarouca
As atividades foram muito participadas levando os alunos a conhecerem melhor os seus direitos, e os seus deveres.







                                                                

0 comentários:

Enviar um comentário