24 de junho de 2013

O Talento Popular no Vale Encantado

De 4 a 6 de junho de 2013 deu-se seguimento, na Biblioteca do Centro Escolar, ao projeto "O Talento Popular no Vale Encantado". Para o efeito, foram convidados quatro contadores de histórias do nosso concelho. No primeiro dia, os alunos do 1º C e 3º A foram presenteados com a leitura e exploração do conto "Tanta Coisa", escrito pelo Sr. Carlos Manuel Albuquerque. O mesmo, finalizou a sua apresentação com a "Lenda de S. João da Boa Vista". Os alunos manifestaram o seu interesse colocando questões, às quais o Sr. Carlos respondeu de forma simples e carinhosa, que o carateriza.

No segundo  dia, foi a vez de articular com o projeto "Rejuvenescer Tarouca" contando com a participação da D. Beatriz e o Sr. Albino que ofereceram vivências do seu passado. Com alegria e vivacidade, através do canto a D. Beatriz mostrou às turmas do 4ºA, 4ºB, 2º A e 2ºB como se realizava a "segada e a malhada". Foi gratificante a interação entre duas gerações distintas.

Para finalizar, foi a vez da professora Maria José Almeida, antiga coordenadora deste Centro Escolar, que com a sua simpatia e alegria espontâneas, contou aos alunos do Pré-escolar e 1ºA, a história  de sua autoria "A pastora de Várzea da Serra". Finalizou esta passagem mostrando aos alunos brincadeiras de outros tempos...

Agradecemos a todos pela sua partilha e disponibilidade.




"Tanta coisa" registada pelos alunos
A Lenda de S. João da Boa Vista


Registo da história "Tanta Coisa"
"Tanta Coisa" que retrata a emigração
A capela de S. João da Boa Vista



0 comentários:

Enviar um comentário