17 de dezembro de 2010

"2º Encontro com um escritor - António Mota"

Para dar continuidade ao Projecto «Encontro com um escritor», que no ano transacto foi um sucesso, a Biblioteca do Centro Escolar fez questão de alargar o mesmo a todas as turmas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Centro Escolar e Pólo do Castanheiro do Ouro.
Este ano os alunos foram contemplados com a visita do escritor António Mota, bem conhecido pelas crianças devido ao espólio das suas obras na biblioteca Prof. Dr. Vasco Teixeira.
Durante as semanas de 9 de Novembro a 3 de Dezembro fez-se a feira do livro «António Mota», a qual possibilitou a visualização e a compra de quase todos os títulos editados pelo autor.
O escritor foi aliciado com diversas actividades durante o dia de 2 de Dezembro de 2010 no auditório do Centro Escolar.
No átrio da escola esteve presente uma exposição de capas dos livros, elaboradas pelas turmas.
Iniciou-se a actividade com a apresentação de um PowerPoint sobre a biografia do escritor elaborado pela turma do 4ºC.


O 4ºB fez uma pequena peça de teatro baseada no livro «O Grilo Verde».
O 4ºA fez uma entrevista ao escritor, dando asas á imaginação das crianças e proporcionando alguns momentos de leituras feitos pelo próprio António Mota.
No intervalo teve lugar a habitual sessão de autógrafos.
Os mais pequeninos também estiveram presentes, durante a manhã foi visualizado um PowerPoint da «Galinha medrosa», elaborado pelas turmas do jardim-de-infância do Centro Escolar.

Na parte da tarde as salas do jardim-de-infância do Castanheiro do Ouro fizeram uma pequena dramatização da mesma história.
O 3ºA recitou poemas do livro «Se tu visses o que eu vi».
Para finalizar, as turmas do 2ºA, 2ºB, 2ºC integrado no projecto TIC, deu continuidade á história «O Grilo verde», através de um PowerPoint bastante original e criativo, onde o desenho, a escrita e o som foram postos em prática através de alguns programas explorados na BE durante algumas semanas que antecederam ao encontro.

Pela Equipa da BE - CE

0 comentários:

Enviar um comentário