16 de outubro de 2009

“À Descoberta da Biblioteca Escolar”

Outubro, como mês das Bibliotecas Escolares, serviu para quem assume a responsabilidade deste importantíssimo espaço poder dinamizar uma série de eventos, todos eles conducentes à descoberta da Biblioteca Escolar. A forma encontrada para todos os alunos, Jardim de Infância e 1º Ciclo, poderem ter o primeiro contacto activo, participado e coroado de boas recordações foi uma visita às instalações das Biblioteca, Turma a Turma, com o desenvolvimento de variadas actividades didácticas e artísticas, encaminhadas ao sucesso dos objectivos propostos.
Integrados no Plano Nacional de Leitura, e destinado ao desenvolvimento do Projecto Ler + Agir contra a gripe e Programa Educação para a Saúde, foram integradas diversas apresentações adequadas aos grupos etários de forma a sensibilizar os alunos para a problemática actualmente vigente. Futuramente serão exploradas algumas histórias relacionadas com o tema da Gripe A.
Dessas actividades merecem destaque:
- Apresentação, em Power Point, do horário de funcionamento, regra, procedimentos e funções da Biblioteca Escolar.
- Pequenos filmes sobre a prevenção, contágio ou transmissão do vírus H1N1 (Gripe A).
- Canção da Gripe A com a coreografia elaborada pela Turma 1 do Jardim-de-infância do Centro Escolar.
- Entrega da letra da canção aos professores.
- Jogo labirinto sobre a Gripe A.
- Oferta de marcadores de livros com a prevenção da Gripe A.
- Cartazes informativos sobre a prevenção, contágio ou transmissão do vírus H1N1 (Gripe A).
Mais do que a realização das actividades conseguidas na sua plenitude, o espírito que moveu os animadores/técnicos responsáveis pela Biblioteca Escolar foi o de criar nas nossas crianças, desde já, motivações para o mundo dos livros, que o mesmo é dizer, o mundo da criatividade e dos sonhos.
É nesse sentido que tencionamos continuar com a ajuda de todos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e alunos.






Free website - Wix.com

0 comentários:

Enviar um comentário