De 19 a 30 de Abril a Biblioteca do Centro Escolar de Tarouca comemorou o Centenário da República 1910-2010.
Com esta actividade os alunos aperceberam-se de um momento histórico tão importante que levou a transformação da sociedade portuguesa nos últimos 100 anos: a Implantação da República a 5 de Outubro de 1910 e a Revolução de 25 de Abril de 1974.
As crianças tiveram o prazer de rever momentos e etapas inesquecíveis do seu país através de uma aula interactiva com acesso a Internet sobre o 25 de Abril com 32 perguntas e respostas de uma forma directa e animada, alusivas a esta temática.
O Nacionalismo e o Patriotismo foram celebrados com músicas de Zeca Afonso e com o Hino Nacional, onde todos cantaram através de Karaoke, no final de cada aula temática.
Nos intervalos os alunos pintaram e construíram a bandeira Portuguesa, as quais foram oferecidas a todas as salas do Centro Escolar juntamente com um poema de José Jorge Letria “o Dia da Liberdade”.
Foi feita uma pequena dramatização “25 de Abril…Um dia Especial” para algumas turmas, que explicou de uma forma sintética em que consiste a ditadura e a democracia.
Com base de um PowerPoint foi contado uma história “O Tesouro” que resumia como se viveu antes do 25 de Abril.
À entrada da biblioteca, foram expostos livros sobre a revolução dos cravos, a república, contos temáticos, etc. Também puderam apreciar a bandeira de Portugal e descobrir toda a sua simbologia, desde o significado das cores, das quinas e dos castelos.
Alguns alunos fizeram pesquisa do tema e a partir daí criaram textos e elaboraram desenhos, os quais foram colocados no expositor para poderem ser visionados por todos que visitaram o espaço durante essa semana.
Por fim foi proposto aos professores titulares de cada turma participarem num concurso “Os panfletos da revolução. 5 de Outubro de 1910 a 25 de Abril de 1974” que estava no site: http://centenariorepublica.pt/escolas/concursos/como-se-viveu-em-portugal-os-panfletos-da-revolu%C3%A7%C3%A3o-5-de-outubro-de-1910-25-de-abr
Free website - Wix.com
Sem comentários:
Enviar um comentário