17 de janeiro de 2011

"Natal na Biblioteca"

O Natal é o tempo de magia e de sonhos, em especial para as crianças. Para que este mundo mágico fosse vivido com intensidade, as crianças do centro escolar, durante a última semana de aulas, pintaram anjos, velas, bolas, estrelas e o Pais Natais, que serviram para adornar o espaço que diariamente frequentam com bastante alegria.
Na entrada da biblioteca esteve presente o tradicional presépio com as respectivas figuras, elaboradas com pacotes de leite. A árvore de Natal também foi contemplada pelas crianças de uma forma terna e emotiva.
Durante a festa final de período, três meninas receberam um diploma e um livro como vencedoras do concurso Top+ Leitores que decorre durante os três períodos do ano lectivo.
O 3º Prémio foi para Mariana Lopes Filipe do 4ºC, entregue pelo professor César Carvalho, coordenador da equipa de apoio as escolas, o 2º prémio foi atribuído a Sara Cardoso Borges do 4ºA e foi entregue pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Professor Virgílio Ferreira e finalmente a grande vencedora foi a Ana Beatriz Correia Aires do 2ºB, prémio entregue pelo Director Escolar, professor Eduardo Costa Almeida.
É com grande prazer que a equipa da biblioteca faz questão de oferecer aos seus três melhores leitores, uma simbólica prenda como recompensa pela leitura e elaboração da respectiva ficha de cada livro requisitado.
Pela Equipa da BE - CE



15 de janeiro de 2011

"Biblioteca Dr. José Leite de Vasconcelos"

Caros colegas

No âmbito do nosso Projecto de promoção da Biblioteca Digital – “Leitura em Livro vs Leitura Digital” “Livro e computador, de mão dadas, fazendo leitores” decorámos o espaço da Biblioteca com um presépio "O Presépio dos Contos", no qual estão expostos contos do escritor António Torrado - "História do Dia" retirados do link:

Estas histórias encontram-se neste site, para que todos possamos aceder à sua leitura digital, nas versões portuguesa e inglesa.
Assim, a equipa da BE vem propor aos colegas que leccionam as duas disciplinas referidas, a possibilidade de virem à Biblioteca, com os alunos em contexto de aula, para lerem essas histórias, através do retroprojector existente.

Pela Equipa da BE
Maria do Céu Ribeiro

10 de janeiro de 2011

"Carta ao Pai Natal"

Querido amigo de barbas brancas,
Como tem andado de saúde? E a sua esposa? Os restantes familiares estão bem? Como estão as renas, especialmente a Rodolfo e a Nariz Vermelho?
Somos alunos da turma do 5º B da Escola Básica 2,3/ S do Agrupamento de escolas de Tarouca. O nosso Director de Turma é o professor António Martins e ainda acredita em si! Nós também! Estamos ansiosos pela sua chegada na Noite de Todas-as-prendas!
Gostaríamos de ter muitos brinquedos: Psps, berlindes, jogos de computadores, bicicletas, etc.
Mas, mais importante ainda, será pedirmos paz para as nações em guerra; saúde para os doentes; comida e roupa para os necessitados (os pobres, os mendigos, os sem-abrigo, os desempregados; dinheiro para os países em crise; boas notas para os alunos estudiosos, boa sorte para as pessoas com profissões perigosas (mineiros, pescadores, astronautas, trolhas, polícias, bombeiros, militares e tantas outras).
Pedimos, também, que não voltem a repetir-se catástrofes naturais (sismos, maremotos, tornados, furacões, cheias, vulcões e secas) e catástrofes humanas: acidentes de viação, quedas de aviões, atentados, incêndios, explosões e poluição).
É nosso desejo que não haja mais novas doenças, violência doméstica, “bullying”, violações, assaltos e outros crimes.
Esperamos que consiga realizar os nossos desejos. Por isso, este Natal deverá ser de felicidade, alegria, amor, paz e solidariedade.
Adeus, Pai Natal, serás sempre o ser mágico de todos os natais,

Os alunos do 5ºB,

PS: Boa viagem por esses caminhos cobertos de neve e de esperança.

7 de janeiro de 2011

"A HORA DO CONTO DIGITAL NA BE"

É inquestionável que a leitura tem um papel importante no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afectivo das crianças, jovens e das pessoas em geral.
Acredita-se, cada vez mais, na importância e na influência dos contos no desenvolvimento do imaginário infantil.
Ouvir e contar histórias é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois é, através dos contos, que ela tem a possibilidade de ensaiar os seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história. Paralelamente, são desencadeadas ideias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta.
Os contos têm uma tradição oral e foram sendo contados de “boca em boca”, de geração, em geração.
Mais tarde, os contos começaram a ser registados na escrita, passando a fazer parte inequívoca do acervo escrito e literário de uma determinada língua. Assim, contos populares, contos tradicionais, contos maravilhosos, fábulas imortais, parábolas eternas e contos inéditos de autor passaram a fazer parte dos livros que pululam nas nossas bibliotecas. Também a BE do nosso Agrupamento tem um gosto muito especial pelo conto impresso em livro.
De recordar que o livro é, sem dúvida, um dos artefactos mais antigos criados pelo homem. Passou por várias transformações ao longo da história até encontrar o formato que perdurou até este momento ─ o códice romano, ou seja, vários cadernos costurados e unidos por uma capa. Porém, antes, o livro ainda existiu através de outros suportes de leitura, como blocos de pedra, folhas de árvore e até mesmo pele de animais.
Nos tempos actuais, a Internet, com o seu avanço, elevou a característica enciclopédica, usualmente presente nos livros, ao seu ponto máximo de potencialidades, aliando informação textual, imagens, vídeos e voz num único instrumento: o computador ─ ferramenta que se mostra cheia de possibilidades na exploração da leitura. Ferramente que viabiliza a entrada no mundo mágico da leitura, de modo diferente!
Deste modo, a BE tem aliado o valor pedagógico e lúdico do conto, às potencialidades do mundo digital. É neste contexto que surge a renovada “Hora do Conto”: “Hora do Conto Digital”.
Este evento tem lugar todas as quintas-feiras, na nossa BE, às 16 horas, e é dinamizado pelos professores António Martins e Maria do Céu Ribeiro. Como nos encontramos em plena quadra natalícia, já foram digitalmente apresentados (em suporte powerpoint) os contos: “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen e “Primeiro Natal em Portugal” de Luísa Ducla Soares. Na forja, estão ainda mais dois contos de Natal.
De salientar que, uma vez por mês, será contado e explorado um “Eco-conto”, ou seja, um conto digital que contenha preocupações ao nível da educação ambiental. Este mini-projecto tem o apoio da ASPEA, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da educação ambiental, a nível formal e não formal.
Assim, pretendemos conjugar as duas componentes da leitura: a parte pedagógica, de aprendizagens ao nível da formação pessoal e social e a parte lúdica, de descoberta… de acção…. de encanto… e magia!


A equipa da BE